Endometriose e Nutrição
20 de março de 2023 - 11:58
Noticia enviada por nossa bolsista Ienara David – IC-PIBIC
Em comemoração ao mês da mulher, trouxemos uma notícia sobre a importância do tratamento nutricional, com uma doença que acomete cerca de 5% das mulheres em idade reprodutiva: a endometriose.
Sabemos que ela é caracterizada pelo crescimento anormal de tecido endometrial fora do útero. Os sintomas incluem dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, sangramento irregular e dificuldade para engravidar.
O tratamento geralmente envolve medicamentos para aliviar os sintomas e/ou cirurgia para remover os tecidos afetados, além de uma dieta antiinflamatória.
Diante disso, a alimentação é uma grande aliada na prevenção e tratamento da endometriose, além da redução dos sintomas de dor. No estudo de revisão de Barnard e colaboradores (2023), é abordado o consumo de gorduras trans, ácido palmítico e carne vermelha em relação à associação com o aumento do risco de endometriose. Já uma dieta com alimentos à base de plantas, particularmente fibras e antioxidantes, e vitamina D pode ter efeitos úteis para prevenção e tratamento desta condição.
Os autores recomendam a realização de mais estudos sobre o tema.
Confira o artigo na íntegra: