Hipertensão Arterial Resistente: perfil lipídico X ingestão de fibras e sódio

30 de junho de 2022 - 08:31

Notícia da semana enviada por nossa bolsista voluntária Sabrina Sampaio Ferreira.

Nos últimos tempos, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) se tornou uma doença crônica que afeta a vida mundial da população, que se define pelo aumento dos níveis pressóricos no sangue A Hipertensão Arterial Resistente (HAR) acomete alguns indivíduos sendo definida como pressão arterial (que permanece 140/90 mmHg ou acima disto, com o uso de três fármacos anti-hipertensivos, incluindo-se um diurético, ou em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

A baixa ingestão de fibras alimentares está associada à alteração do perfil lipídico, da saciedade e do transporte de colesterol. Portanto, quando não ingeridas em quantidades adequadas são favorecedoras de dislipidemias, podendo acarretar aterosclerose e riscos cardiovasculares.

Cavararo et al. (2022) avaliaram o efeito da ingestão de fibras e sódio em pacientes com HAR. Constataram elevada prevalência de dislipidemia e de excesso de peso entre pacientes com HAR, além de consumo inadequado de fibras e sódio. Confiram o artigo na íntegra.

Hipertensão Arterial Resistente e perfil lipídico X ingestão de fibras e sódio