Nutrição e Artrite Reumatóide

26 de junho de 2022 - 12:24

Notícia da semana enviada por nossa bolsista IC-UECE Ana Vitória Carneiro de Carvalho.

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crônica de caráter inflamatório que acomete as articulações de forma a destruir, progressivamente, as cartilagens e os ossos. Apesar de suas causas ainda serem desconhecidas, sabe-se que fatores genéticos e ambientais influenciam, de forma significativa, na determinação da suscetibilidade à AR.

Nesse sentido, têm-se estabelecido uma forte relação da dieta com a progressão e risco dessa doença, em que alguns nutrientes apresentam-se de forma benéfica para o quadro, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, enquanto outros revelam efeitos contrários.

Alterações na microbiota intestinal e outras modificações na composição corpo são apresentadas como mecanismos indiretos da influência da dieta no desenvolvimento da AR.

Diante do exposto, Gioia et al. (2020) realizaram uma análise acerca dos possíveis efeitos protetores de alguns padrões dietéticos e suplementações no risco e na progressão da Artrite Reumatóide, sugerindo possíveis futuras terapias que, aliadas a um estilo de vida saudável, podem ser bastante benéficas para o tratamento da AR. Confira o artigo na íntegra.

Nutrição e artrite reumatóide