Leptina e Nutrição no Diabetes Gestacional
16 de maio de 2022 - 12:28
Noticia da semana enviada por nossa bolsista IC-UECE Ana Vitoria Carneiro de Carvalho.
A diabetes gestacional é a patologia que mais acomete mulheres durante a gravidez, sendo caracterizada como um estado hiperglicêmico que ocorre devido à resistência insulínica causada pelos hormônios gestacionais, afetando mulheres sem diagnóstico prévio de diabetes.
Na patologia em questão, altos níveis de leptina são encontrados, um hormônio que regula o peso corporal e, nessa situação, pode gerar aumento do tamanho da placenta e do feto. Tal fato pode ser agravado pela condição de resistência à leptina, a qual está fortemente relacionada com a inflamação associada à obesidade. Nesse sentido, assim como nos outros tipos de diabetes, a intervenção nutricional surge como um forte aliado para o tratamento da diabetes gestacional.
Diante do exposto, Pérez et al. (2020) reuniram, em um artigo de revisão, os achados de diversos estudos que investigaram os impactos da obesidade materna na inflamação placentária e no transporte de nutrientes, buscando os meios pelos quais a leptina pode influenciar a saúde da mãe e do feto na diabetes gestacional. Confiram o artigo na integra.Leptina e Nutrção diabetes gestacional