Dieta Mediterrânea x Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
3 de novembro de 2021 - 15:04
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio endócrino que acomete milhões de mulheres ao redor do mundo, sendo bastante associada com o desenvolvimento de infertilidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2. Definida como uma síndrome multifatorial, a SOP tem como características principais a ausência de ovulação (anovulação crônica), produção excessiva de andrógenos (hiperandrogenismo) e presença de vários pequenos cistos nos ovários.
Devido ao fato de coexistir com obesidade, inflamação crônica e resistência à insulina em grande parte dos casos, a nutrição revela-se uma estratégia importante para o tratamento da SOP. Nesse sentido, a dieta mediterrânea surge como uma potente aliada para o tratamento de mulheres com tal distúrbio. Sendo rico em carboidratos complexos, fibras e gordura monoinsaturadas, esse padrão alimentar pode apresentar benefícios principalmente pela redução do estado inflamatório característico da SOP, o que pode influenciar, por consequência, no quadro de resistência à insulina e hiperandrogenismo.
Nesse sentido, foi publicado em 2019 um artigo que visou avaliar a relação da adesão à dieta mediterrânea, ingestão alimentar e composição corporal com o desenvolvimento da SOP. Confiram: Ovario policistico x dieta mediterrânea