“PULAR” O CAFÉ DA MANHÃ X SOBREPESO E OBESIDADE

30 de abril de 2021 - 18:17

Mais uma notícia da semana enviada por nosso bolsista PIBIC-CNPq, Vitor Wagner de Sousa Lacerda.

A obesidade é considerada a forma mais prevalente de desnutrição no mundo, aumentando a carga global de doenças associadas a essa condição. No entanto, a etiologia da obesidade não possui uma relação causal com um fator específico, caracterizando-a como um agravo à saúde multifatorial. Dessa forma, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e comportamentais podem estar associados com essa condição.

Entre esses fatores pode-se destacar os hábitos alimentares, uma vez que a obesidade é marcada pelo desequilíbrio entre a ingestão calórica e a demanda energética do organismo. Contudo, hábitos como pular o café da manhã também estão associados com o sobrepeso e a obesidade.

Em sua revisão sistemática com meta-análise, MA et al. (2020) investigaram 45 estudos (36 estudos transversais e 9 de coorte) sobre a associação entre pular o café da manhã e o risco de sobrepeso/obesidade, concluindo que existe a associação proposta e que pular o café da manhã aumenta o risco de sobrepeso e obesidade, sem diferença significativa entre idade, gênero, região ou condições socioeconômicas.

Confiram na seção Downloads: Obesidade x omissão de desjejum.