Metas de redução de consumo de sal em todo o mundo até 2025

4 de junho de 2021 - 18:09

Notícia da semana enviada por nossa bolsista PIBIC-CNPq Vitoria Costa de Oliveira.

No ano de 2013, a OMS propôs que todos os estados membros tivessem como meta diminuir o consumo de sal na população pelo menos em 30%, até 2025. Santos et al. (2021) apresentam uma revisão com o objetivo de trazer informações acerca das iniciativas que estão sendo tomadas por diversos países membros com relação à redução do consumo de sal na população.

Foram avaliados dados obtidos através de questionários pré-preenchidos de países em relação à redução de consumo de sal. Foram encontrados 96 programas nacionais para que o consumo de sal fosse reduzido, significando um aumento de 28% comparado ao ano de 2014. As abordagens implementadas incluíam intervenções em ambientes, colocação da rotulagem na frente da embalagem, reformulação de alimentos, educação do consumidor e tributação do sal.

Dentro dos dados coletados, houve 3 países que listaram uma redução maior que 2g por dia, enquanto 9 relataram uma redução moderada de 1 a 2g por dia e 5 obtiveram uma pequena redução, sendo esta menor do que 1g por dia, na média de sal ingestão ao longo do tempo. No entanto nenhum ainda atingiu a redução de 30% na ingestão de sal recomendada pela OMS. Para que se tenha êxito em chegar à meta, são necessários mais esforços, incluindo um monitoramento e avaliação mais rigorosos das estratégias adotadas.

Confiram mais detalhes na publicação na seção Downloads Redução de sal no consumo humano até 2021.