Suplementação de vitamina D para o tratamento de COVID ‐ 19: uma revisão sistemática
27 de junho de 2021 - 18:01
Noticia da semana enviada por nosso bolsista PIBIC-CNPq ANTONIO LUCAS FERNANDES LEAL.
Por conta de seus inúmeros benefícios já comprovados nos mais diversos sistemas do corpo humano, no último ano, a suplementação de Vitamina D surgiu como um possível coadjuvante no tratamento da COVID‐19. Diante de tal situação, a aquisição e utilização desse produto nas mais diversas regiões do país aumentou significativamente. Contudo, poucos estudos até o momento realmente evidenciaram que a suplementação dessa vitamina de fato auxilia no tratamento de pacientes acometidos por essa doença.
Após a realização de uma revisão sistemática, publicada pela Cochrane Database of Systematic Reviews, composta de ensaios clínicos randomizados e um total de 356 participantes, foi possível se observar que a suplementação de Vitamina D não foi capaz de promover uma real diminuição do tempo de internação e da mortalidade de pacientes internados, e também da necessidade de ventilação mecânica invasiva ou não invasiva.
Diante do exposto, concluiu‐se que a suplementação de vitamina D para o tratamento da COVID, até o presente momento, ainda é incerta. Como consequência disso, mais estudos bem desenhados envolvendo essa temática ainda são necessários para que tal produto não venha a ser utilizado de forma desenfreada ou sem necessidade, como já está acontecendo atualmente.
Confiram na seção Downloads Cochrane Suplementação de Vitamina D x COVID-19.