XXVIII Semana Universitária é encerrada com música, conferência, premiação e homenagem
29 de setembro de 2023 - 18:57
Com auditório cheio, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) encerrou, na noite desta quinta-feira (28), a 28ª edição do maior evento da instituição. A Semana Universitária “brilhou”, como disse a coordenadora geral, professora Ana Paula Rodrigues, e para fechar o evento de 2023, a alegria predominou na cerimônia em que foi realizada a 1ª premiação Garotas Fazem Ciência, conferência e homenagem.
O evento foi iniciado com a participação da conferencista convidada, Cintia Santos Diallo, que é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia, além de pesquisadora da Cátedra UNESCO/UFGD. O tema da conferência foi Acesso e Permanência na Universidade: ações afirmativas e desafios curriculares.
Ao som de violinos, viola e violoncelo que o segundo momento do evento foi iniciado. O Siara Quarteto, formado por integrantes da Orquestra Sinfônica da Uece, encantou a todos com as peças musicais Eine Kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus; Viva la Vida, do Coldplay; e Mourão, de César Guerra Peixe.
O momento foi também para realizar a nova premiação Garotas Fazem Ciência, que selecionou os melhores trabalhos desenvolvidos pelas estudantes de graduação e de pós-graduação da instituição. A cada nome anunciado, a emoção era transparente nos rostos de cada uma das meninas vencedoras, assim como o orgulho e a alegria das orientadoras.
O prêmio é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq/Uece) e tem como objetivos, incentivar e apoiar a inserção de mulheres na carreira de cientistas e pesquisadoras; revelar mulheres talentosas para a educação, ciência, tecnologia e inovação; impulsionar a participação da mulher pesquisadora na Uece e no Ceará; e investir em discentes de graduação e de pós-graduação que buscam soluções para os desafios da sociedade brasileira, em geral, e da cearense, em particular.
Dos 100 trabalhos inscritos, 60 foram pré-selecionados, dos quais 35 foram da categoria Discente de Graduação e 25 na categoria Discente de Pós-graduação, sendo que a premiação é prevista para duas pesquisas de cada grande área de conhecimento, definidas pelo CNPq: a) Ciências da Vida; b) Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e c) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Ao todo, seis garotas foram premiadas em dinheiro.
Os nomes vencedores foram revelados pela diretora de Pesquisa da Uece e membro da Comissão Organizadora da Semana Universitária, professora Célia Sampaio. Um dos nomes anunciados foi da doutoranda em Ciências Fisiológicas, Bianca Feitosa Holanda, pelo trabalho “Efeito imunomodulador da decocção das cascas de Ximenia americana na osteoartrite induzida por monoiodoacetato em ratos”, sob orientação da professora Ana Maria Sampaio Assereuy.
A jovem cientista comemorou a conquista e reconheceu o trabalho das pesquisadoras que a antecederam e que tornaram esse momento possível. “Agradeço a todas as mulheres que trilharam e lutaram por esse caminho antes de mim e que abriram as portas da Ciência para que nós estivéssemos hoje aqui”, exclamou Bianca.
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, enalteceu as premiadas e destacou o resultado da Uece no novo ranking THE World University. “Essas garotas que foram premiadas hoje são o melhor exemplo da capacidade de produção científica e tecnológica que esta universidade tem. A luta para melhorar cada vez mais, melhorar a infraestrutura, ter mais professores, mais servidores, ter mais financiamento… Essa é uma luta de todos nós, mas precisamos nos orgulhar daquilo que temos conquistado como Universidade Estadual do Ceará, porque o Ceará já se orgulha de nós”.
O gestor exaltou também o sucesso dos outros dois novos eventos da Semana, o Cientistas do Futuro e a Mostra Tecnológica e, ainda, sobre o novo modelo multicampi e integrado do evento, que envolveu diversos campi no interior. “Quero agradecer aos diretores que tomaram para si a responsabilidade de realizar, na sua unidade, na sua região, essa semana acadêmica. Isso deu ao evento, pela primeira vez, um caráter multicampi, porque é essa a natureza da nossa universidade, presente na capital e no interior”.
No mesmo sentido, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, parabenizou a todos que fizeram essa Semana Universitária multicampi e integrada. “Esperamos que, cada vez mais, todos os centros e faculdades, em todas as unidades no interior, tomem para si essa Semana Universitária”. E finalizou parafraseando Paulo Freire: “‘Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo’. E é isso que a Semana Universitária faz”.
A coordenadora geral da Semana Universitária e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, fez muitos agradecimentos e ressaltou o sucesso do evento. “É uma felicidade muito grande, não apenas porque hoje estamos finalizando esse evento que foi magnífico, mas também porque, nós sentimos que todos vocês, professores, servidores, alunos, todos, sem exceção, estiveram conosco, lutando, trabalhando para fazer essa festa maravilhosa que foi a Semana Universitária 2023”. Ao agradecer o trabalho de todos para fazer um evento multicampi e integrado, salientou a participação e o empenho das equipes do interior. “Eles também acreditaram que nós poderíamos fazer esse evento brilhar como aconteceu neste ano”.
Entre muitos outros agradecimentos, professora Ana Paula anunciou um em especial, voltado para a professora Célia Sampaio que, das 28 edições da SU já realizadas, atuou muito fortemente em 24. O agradecimento, em forma de homenagem, foi apresentado pelo reitor Hidelbrando Soares. “À professora Dra. Célia Maria de Souza Sampaio, nossos mais sinceros agradecimentos por sua dedicação, competência e, acima de tudo, o carinho com o qual tem contribuído para a realização da XXVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará”.