XI Feira das Profissões compõe programação da Semana Universitária

8 de outubro de 2024 - 10:50

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará início a mais uma edição de sua Feira das Profissões. Inserida na programação da XXIX Semana Universitária, a Feira acontecerá no dia 25 de outubro, de 8h às 16h30, no campus Itaperi.

Para a XI Feira das Profissões, são esperados 10.000 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Os principais objetivos da Feira são contribuir para que os alunos de escola de Ensino Médio e de cursos pré-vestibular conheçam a instituição onde poderão estudar no ensino superior, decidir que profissão escolherá, esclarecendo dúvidas e fornecendo subsídios de como funcionam os cursos de graduação de uma universidade e sobre a diversidade profissional, estimulando o interesse pela continuidade dos estudos.

Os visitantes conhecerão detalhes de como funcionam os diversos cursos de graduação oferecidos pela Uece, tirando dúvidas sobre disciplinas, grade curricular de estudos, tempo de duração, estágios e mercado de trabalho, para, assim, refletirem a respeito de uma futura escolha profissional. Os professores e alunos da instituição estarão à disposição de todos, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos, apresentando ferramentas que retratam o cotidiano das diversas áreas de formação que a universidade oferece.

Mais informações pelo Instagram: @feiraprofissoesuece

Salas Interativas

Outra atividade dentro da Feira das Profissões são as Salas Interativas, que serão realizadas no Bloco H. O curso de Música apresentará, durante o turno da manhã, uma atividade sobre o canto na música barroca, discutindo suas principais características, compositores, técnicas e as diferenças entre a ópera italiana e a francesa. À tarde, será abordada a história do bebop, com foco em suas características, compositores e repertório. No curso de Ciências Sociais, os estudantes do Ensino Médio poderão conhecer as três áreas principais do curso (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) por meio de uma mostra interativa, com exposição fotográfica dos 35 anos do curso. Além disso, serão apresentados materiais didáticos como cartilhas, fanzines e jogos, e os participantes terão a oportunidade de jogar “Trilhas Sociológicas”, um jogo de tabuleiro que explora temas como os desafios da universidade, política de cotas e o mercado de trabalho.

No curso de Educação Física, a manhã será dedicada a um circuito de habilidades motoras e resistência, seguido de uma oficina de Afro Dance, onde os participantes aprenderão sobre a cultura e a corporeidade da dança africana. À tarde, haverá uma oficina de Dance Hall, seguida da repetição do circuito de habilidades. O curso de Física oferecerá uma apresentação de experimentos e pesquisas desenvolvidas por bolsistas de iniciação científica e mestrado, enquanto o curso de Geografia trará uma exposição fotográfica baseada na pesquisa “Patrimônio Rural” e dinâmicas educativas organizadas pelo Laboratório de Prática de Ensino de Geografia.

A sala interativa de Terapia Ocupacional proporcionará uma experiência imersiva, com atividades práticas, recursos multimídia e simulações de ambientes terapêuticos, permitindo que os visitantes compreendam o papel da T.O. no desenvolvimento e manutenção de habilidades para a vida cotidiana. Já o curso de Pedagogia promoverá a produção de uma Colcha de Retalhos, onde cada participante criará um pedaço representando sua profissão desejada, resultando em uma obra coletiva que simboliza a construção humanizadora do conhecimento.