X Fala Professor(a) fez história com mais de 700 participantes na Uece
27 de julho de 2023 - 16:46
A 10ª edição do “Fala Professor(a): Encontro Nacional de Ensino de Geografia” ficará na história do evento. Entre os dias 17 e 22 de julho, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) sediou o encontro que, pela primeira vez no Nordeste, recebeu mais de 700 participantes de diversos estados. De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Darllan Nunes, “na primeira edição pós-pandemia, houve crescimento superior a 130%”.
O tradicional evento, que acontece quadrienalmente desde 1987, chegou à sua décima edição em Fortaleza, a partir da parceria da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) com os Cursos de Graduação em Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da Uece (PropGeo).
“Com o propósito de debater o pensar e o agir necessários para a construção de um projeto democrático e popular de Brasil, a décima edição do Fala Professor(a) encontrou na Uece um terreno fértil e acolhedor, com frutos em múltiplas dimensões, que sequer conseguimos mensurar. E depois de meses de trabalho intenso, os relatos são os melhores possíveis: foi um encontro marcado pela alegria, diversidade e revigoramento científico, cultural e político”, avaliou o professor Darllan.
O representante da Coordenação falou, ainda, sobre o momento histórico que foi o evento. “Em um encontro iminentemente histórico para a Geografia Brasileira, essa décima edição foi marca da democratização de uma educação geográfica plural e socialmente engajada, seja pelas atividades e temáticas incorporadas, seja pela democratização do debate de um projeto popular de educação que possibilitou a presença de educadores da Amazônia, do semiárido nordestino e até das filhas e filhos de encontristas a partir da ciranda infantil – um espaço político para oportunizar a vivência de mães e pais educadores e formativo para crianças”, destacou o organizador.
Professor Darllan afirmou também que esse sucesso não teria sido alcançado se não houvesse o apoio da comunidade da Uece. “Tudo isso não poderia se firmar sem todo o empenho da comunidade ueceana que, nas suas múltiplas dimensões, abraçou esse encontro e recebeu a todas e todos com muito carinho. Professores, estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação, feirantes, migrantes, livreiros, artistas e toda comunidade ueceana formaram uma paisagem singular e especial, que permitiu construir uma agenda de luta e de mais encontros”.
Abertura do evento
Do início ao fim, o X Fala Professor(a) se mostrou ser um grande evento. A solenidade de abertura lotou o auditório da Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema.
A cerimônia, conduzida pela vice-diretora da AGB Fortaleza, Edivania Marques de Sousa, contou com a presença do reitor da Uece e geógrafo, professor Hidelbrando Soares, da pró-reitora de Extensão da Uece, Maria Anezilany do Nascimento; da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Uece, Denise Cristina Bomtempo; da representante da AGB Nacional, Lorena Izá Pereira; da representante da AGB Fortaleza, Ana Paula Vasconcelos; e da representante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), Ana Carolina Marques.
Houve apresentação da Banda Sinfônica da Uece, regida pelo maestro Marcio Landi, professor do curso de Música da Universidade.
Programação
Como tradição do evento, essa 10ª edição trouxe uma diversidade de atividades, como mesas-redondas, Grupos de Trabalho (GTs), oficinas, minicursos, trabalhos de campo, plenárias, atos políticos e apresentações de trabalhos nos Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs) e Relatos de Experiências (REs).
Com sua política de ensino, pesquisa e extensão, o espaço do X Fala Professor(a) também se caracterizou pela realização de outras diversas atividades no campus, como a Feira da Reforma Agrária, Feira do Migrante, Cirandas Infantis, entre outras atividades que marcaram a paisagem da universidade, com territorialidades e vivências que perpassaram a construção de um projeto democrático e popular de Brasil.