Websérie sobre dengue é produzida por professor e alunas da Uece de Tauá

19 de outubro de 2017 - 13:57

Com o intuito de chamar atenção aos riscos causados pelo mosquito Aedes aegypti a curto, médio e longo prazo, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município de Tauá, acaba de lançar a websérie, apresentada no YouTube, “Aedes: o princípio do caos”. Os episódios são lançados todas às sextas-feiras.

alt

Imagine se algum dia ocorrer uma mutação e a dengue se tornar letal em 100% dos casos, exigindo que vedemos nossas portas e janelas, bem como nos impedindo de sair de casa? Este é o enredo da ficção apresentada nesta websérie.

alt

O roteiro dessa obra audiovisual foi redigido pelo professor Daniel Azevedo de Brito, do Curso de Ciências Biológicas, que destaca: “é fundamental inserir os licenciandos em atividades que usem a arte como forma de expressão”. Foi com este pensamento que o docente criou o projeto de extensão “Produzindo Filmes e Conhecimento”, no qual Raiane Mota é bolsista, além do projeto de iniciação artística “Luz, Câmera e Saberes”, que Eliene Teixeira atua também como bolsista. Reijane Gomes é voluntária nos dois projetos e também participou de toda a produção. As três cursam Ciências Biológicas no Cecitec.

alt

A estudante Raiane Mota afirma: “minha formação para o exercício docente foi acrescentada em muito ao participar desta produção”. A estudante Eliene se mostra muito empolgada com a atividade: eu nunca imaginei que estaria atuando como atriz ao ingressar na Biologia, mas está sendo maravilhoso atuar e ainda propagar um conhecimento tão importante como a temática do Aedes aegypti. A estudante Reijane ressalta que “a criatividade foi muito estimulada ao pensarmos cada detalhe das filmagens”.

alt

Para assistir, basta procurar no YouTube pela websérie “Aedes: o princípio do caos” ou buscar o canal Conversando sobre Ciência.

A produção audiovisual também está sendo apresentada nas escolas públicas, onde é proposto debate sobre a problemática do Aedes aegypti e ensinado como produzir repelentes naturais e outras formas de evitar o mosquito e as doenças por ele transmitidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cecitec