V SIEPS foi realizado em Fortaleza proporcionando intercâmbio entre Brasil e Espanha
9 de agosto de 2024 - 14:30
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos e Enfermagem (PPCCLIS), em parceria com a Universidade Católica de Múrcia (Ucam), da Espanha, realizaram nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no Meridional Convenções Center, em Fortaleza-CE, o V Seminário Internacional de Integração Institucional Ensino, Pesquisa e Serviço (V SIEPS), com o tema “Inovações Tecnológicas em Enfermagem e Saúde na Intersecção Brasil e Espanha”.
O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, bem como estimular a inovação e a excelência científica na área da Enfermagem e da saúde por meio de palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e debates interativos.
Para a coordenadora do PPCCLIS/Uece, professora Rhanna Carvalho, houve “um notável compromisso com a inovação e a excelência científica, proporcionando um ambiente enriquecedor para o intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Espanha. A participação ativa dos docentes e discentes do Programa, somada à qualidade das palestras e debates, reafirmou a relevância deste seminário na formação e desenvolvimento de novas tecnologias em Enfermagem e Saúde”. A gestora aproveitou, ainda, para agradecer. “Agradeço a todos os envolvidos por sua dedicação e contribuição para o êxito deste evento”.
Foram quase 400 participantes, do Brasil, de Cuba e de Guiné-Bissau. Além dos congressistas, autoridades do Ceará e da Uece também se fizeram presentes no evento, como o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI-BRASIL), Inácio Arruda; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS/Uece), professora Samya Coutinho de Oliveira; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Seção Ceará, professor José Maria Ximenes Guimarães; a representante da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Maria Vaudelice Mota; representante da comitiva da Espanha, professor Manuel Pardo Rios; a representante da Coordenação do Evento (Brasil e Espanha), professora Lucilane Maria Sales da Silva; o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Esrom Rocha, e das professoras da Ucam-Espanha, Francisca Sánchez Ayllon e Adriana Catarina de Souza Oliveira; e outros.
O V SIEPS foi encerrado com premiação e menção honrosa de trabalhos.