V Mostra Artístico-Cultural reúne nomes da arte cearense na Uece
24 de outubro de 2024 - 18:03
Organizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a mesa redonda da V Mostra Artístico-Cultural reuniu, nesta quinta-feira (24), no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, a diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe; o artista visual, Rian Fontenele; e o mestre da Cultura e guardião do bumba meu boi Ceará, Mestre Zé Pio.
Com a mediação do artista plástico e professor da Uece, Pablo Manyé, os convidados dialogaram sobre Espaços de Legitimação da Arte: o que faz um artista ser reconhecido”.
“Como haver um reconhecimento? Isso é consequência de um processo que deve ser coletivo, participativo. Ao contrário, vamos deixar sempre frágil todo esse processo”, salientou inicialmente Rian Fontenele.
Para Bete Jaguaribe, “estamos diante de uma questão que não é apenas de ordem artística, é especialmente da ordem política. A sociologia nos ensina que a arte não está deslocada da vida social, então, o que atinge a vida social, atinge a arte. Então não podemos pensar nessa trajetória artística desvinculada do mundo social, que está profundamente atravessado pelas redes sociais”.
Mestre Zé Pio contou um pouco de sua história e da realidade da arte no Ceará, além de agitar a plateia cantando “Deus vos salve casa santa, aonde Deus fez a morada, aonde mora o cálice bento e a hóstia consagrada…”, demonstrando um pouco de nossa arte e cultura.
Assista ao evento na íntegra, clicando aqui.
A V Mostra Artístico-Cultural, que integra a programação da XXIX SU, segue com atividades até esta sexta-feira (25), no campus Itaperi.