Uma grande Editora para uma grande Universidade

23 de novembro de 2012 - 16:07

Um dos mais belos eventos da XVII Semana Universitária aconteceu ontem à noite: o V Lançamento Coletivo de Livros da EdUECE,  marcado  pelas manifestações de amor a esta mídia que tem atravessado séculos derrubando barreiras, ampliando e democratizando, assim, o direito de todos à leitura “para oferecer à nossa alma a oportunidade da luxúria”, como disse o escritor americano Henry Miller.

“Uma grande editora para uma grande universidade” é o caminho da transformação que a EdUECE vem trilhando, com ousadia e determinação, segundo o vice-reitor, professor Hildebrando Soares, que compôs a mesa da solenidade, juntamente com o diretor da EdUECE, Erasmo Ruiz, e pela representante dos autores e ex-diretora da editora, professora Liduína Farias. O vice-reitor enfatizou ainda que há cinco anos o lançamento coletivo de livros faz parte da programação cultural da Semana Universitária.

A professora Liduína disse que o “processo de tornar-se autor é entremeado de sentimentos, na maioria das vezes ambíguos porque no colocam à prova, uma vez que entram jogo a nossa disposição de transformar em livro algo que é fruto de anos de trabalho; a nossa disposição de nos expormos para o público, adentrando, desse modo, num universo que não tem caminho de volta; a nossa disposição de observar normas, com as quais nem sempre simpatizamos, e, especialmente porque nos deparamos com as nossas próprias limitações de seres humanos que somos.”

Ao finalizar, a professora e ex-diretora disse que “talvez algum dia no futuro esta solenidade colocada no calendário da Semana Universitária desde 2008 poderá ser rememorada por gerações vindouras como uma ´invenção da tradição´,  cujo objetivo último seria expressar, para a sociedade em geral e para nós mesmos aquilo de que somos capazes, quando colocamos em primeiro ligar a função social da universidade pública, num estado que tem as características do Ceará”.

Em seu discurso, o diretor da EdUECE, professor Erasmo Ruiz,  narrou a longa trajetória humana que levou à confecção de livros, chegando até os dias de hoje quando as obras escritas não prescidem exclusivamente de papel para ao lermos  “sairmos de nós mesmos”, como afirmou Proust. “Transformam-se em meio digital para assombro de uns, desespero de outros, curiosidade de muitos.  Mais e mais autores surgem livres dos controles editoriais podendo difundir um conjunto cada vez mais heterógeno de ideias!”

Em seguida, ele disse que a solenidade de ontem à noite não era fortuita e nem apenas uma mera extensão da burocrática da programação da Semana Universitária. “Estamos aqui hoje para celebrar nascimentos, pois livros são quase como filhos. Exigem tempo e empenho. Precisam ser concebidos e, algum tempo depois, nascem para ganhar o mundo. As editoras cumprem esse papel, são “parteiras” de livros. Por conseguinte, ajudam na disseminação de ideias que possam mudar o mundo porque mudam as pessoas. Assim, o momento do nascimento de um livro é sempre motivo de júbilo.”

A EdUCE conta hoje com mais de 300 títulos nas áreas científicas, artísticas, didática e literária e em breve lançará seu primeiro e-book. Conheça mais o acervo da EdUECE visitando a livraria virtual.

Confira aqui na íntegra o discurso do professor Erasmo Ruiz.