Uece volta a ofertar 624 bolsas de iniciação à docência

4 de maio de 2023 - 14:00 # # #

Desde o final do mês de março, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) voltou a ofertar 624 bolsas de iniciação à docência. Esse número havia sido reduzido a apenas 288, quantitativo contemplado pelo edital nº 23/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Uece participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desde que o programa foi estendido às Universidades Estaduais, em 2009. “Em nossa trajetória temos como marca a implementação de núcleos em todos os campi da Universidade, o que tem proporcionado um efeito benéfico sinérgico para a formação de professores(as) principal objetivo do programa, mas também para Redes e Escolas da Educação básica, nossas parceiras fundamentais para a materialização das ações dos programas”, pontua a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel.

A reposição do quantitativo de bolsas só foi possível devido ao aditivo de cotas liberado pela Capes, o qual permite que a Uece implemente a totalidade de bolsas que haviam sido solicitadas no edital 23/2022. Assim, desde o dia 1o. de maio, o programa Pibid-Uece atende, de forma direta, 624 estudantes dos cursos de licenciatura que atuaram como bolsistas de Iniciação a Docência, 78 professores(as) das redes de Educação Básica que atuam como supervisores(as) e 26 professores da UECE que atuam como coordenadores(as) de área do programa.

“Nesse contexto, estaremos em 13 cidades do Ceará, contemplando 90% das licenciaturas ofertadas na instituição e atuando em todos os campi da UECE. Nossos subprojetos atuam em cursos de licenciaturas nas áreas de Ciências Biologia, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Pedagogia, Sociologia, Filosofia, Química, incluindo ainda projetos interdisciplinares, contemplando os componentes Pedagogia e Música, Biologia e Química, Química, Física e Biologia e Física e Matemática” finaliza a pró-reitora.