UECE, URCA e UVA terão um Sistema Integrado de Informações

8 de novembro de 2010 - 17:38 #

Para fechar as propostas do projeto de modelagem do softwere para o novo Sistema Integrado de Informações das Universidades Públicas Estaduais (S2IUPE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) reúne hoje (08/11) e amanhã (09/2010), no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, Reitores, Pró-Reitores, representantes da área de Informática e de outros setores das três Universidades Públicas do Ceará: UECE, URCA e UVA. Conforme o líder técnico Carlos Hairon Gonçalves da empresa que elaborou o projeto e responsável pela implantação, Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico (CGDT), a previsão para entrega da primeira etapa (parte prioritária) é de 10 meses.

Os investimentos para o projeto somam R$ 6 milhões, com a seguinte distribuição: R$ 3 milhões destinados à UECE; R$ 1,5 milhão para a URCA; e R$ 1,5 milhão para a UVA. No primeiro momento, o CGDT fará a gestão da construção do subsistema de Controle acadêmico e Base de Dados do Ensino Superior e da capacitação da equipe técnica na utilização das tecnologias envolvidas e dos servidores no uso da solução e em softwares de apoio a escritórios, ou seja, dos dois primeiros itens do S2IUPE.

O S2IUPE, quando finalizado integrará os seguintes módulos: Controle Acadêmico (Matrícula, Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu, Pós-Graduação Lato Sensu, Extensão, Cursos Sequenciais e Pesquisa); Biblioteca; Controle de Materiais; Controle de Pessoal; Serviços Empresariais; Controle Financeiro e Orçamentário; Gestão Estratégica; e Segurança e Configuração. O projeto começou a ser modelado desde dezembro de 2009 e os dois dias de reunião são para o fechamento do que foi moldado. Ao fazer referências a Tecnologia da Informação (TI), o técnico Carlos Hairon lembrou que modificações podem ser efetuadas, em virtude da própria modernização da TI.

O S2IUPE é, portanto, a efetivação completa para a gerência dos processos. Como resultado, as universidades públicas estaduais do Ceará vão estar integradas e as informações vão poder ser obtidas num clic, como afirma o técnico Carlos Hairon.

A Pesquisadora Institucional da UECE, professora Socorro Osterne, presidiu a solenidade de abertura da reunião, como representante do Reitor Assis Araripe, e também, como uma das grandes incentivadoras do projeto. Explicou que quando o diretor do Departamento de Informática (DI) da UECE encaminhou tal projeto à SECITECE, ela era coordenadora de Ensino Superior daquela Secretaria e que havia se empenhado muito para torná-lo realidade.

Na ocasião, falaram ainda o Reitor da Universidade Vale do Acaraú, Antônio Colaço, o diretor do DI da UECE, Paulo Aguiar, um dos autores do projeto, e o diretor-presidente da CGCD, Antônio Serra. Paulo Aguiar observou que ao elaborar o projeto tinha a intenção de fazer algo “que tivesse a cara da gente” e que envolvesse as outras duas universidades estaduais. Lembrou também o apoio que recebeu do Pró-Reitor de Planejamento da UECE, Vladimir Spnelli, e da professora Socorro Osterne, que na época fazia parte da SECITECE.

A reunião, que se encerra nesta terça-feira (09/11), conta com a participação do Vice-Reitor da UECE, Antônio de Oliveira Gomes Neto, dos Pró-Reitores de Pós-Graduação, Jackson Sampaio, Extensão, Celina Ellery, Graduação, Lineuda Murta, Planejamento, Vladimir Spnelli, Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, Diretores de Centros, Faculdades, Biblioteca, e representantes de vários das três universidades.

Contato: Diretor do DI, Paulo Aguiar, 3101-9715