Uece, University of East Anglia da Inglaterra e University de Gana assinam acordo

22 de agosto de 2023 - 14:35

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), a University of East Anglia (UEA) e a Kwame Nkrumah University of  Sciences and Technology (KNUST) de Gana assinaram termo de cooperação internacional, na última sexta-feira, 18 de agosto, na reitoria da Uece, no campus Itaperi. Com o acordo, ampliam-se as possibilidades de intercâmbio de professores e de estudantes entre as instituições, bem como pesquisas científicas e encontros acadêmicos.

O celebrado convênio trilateral com as instituições estrangeiras, envolve,  no âmbito da Uece, o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) cujas atividades se realizam nos campi da FAFIDAM (Limoeiro do Norte) e da FECLESC (Quixadá) e o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (POSLA/CH).

A parceria envolvendo as universidades e os três continentes, se junta às comemorações da semana em que se celebram os 10 anos do MAIE. Para a assinatura, também esteve presente o professor Spyros Themelis (UEA/ UK) , a professora Sandra Gadelha, coordenadora do MAIE/Uece e a professora Nukácia Araújo, coordenadora do POSLA/Uece.

O objetivo do Convênio é dar continuidade às ações que já se realizam com ambas universidades (Uece e UEA) há quase dez anos, ampliando-se agora com a inclusão da KNUST (Gana), com a perspectiva de realização de pesquisas colaborativas, intercâmbios de estudantes da graduação e pós graduandos, transferência de conhecimentos entre os parceiros envolvidos, almejando-se maior inclusão, igualdade e justiça social, a partir de uma referência em educação decolonial e crítica.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou “nesse momento em que formalizamos o convênio com universidades do exterior, unindo três continentes, a Uece tem um grande desafio de realizar a interiorização, para o fortalecimento da instituição. Embora já tenha uma boa história de presença no Interior, a Uece deve buscar o seu papel de complementaridade, sob o ponto de vista de desenvolvimento do estado, desenvolvimento social e bem-estar. Temos um desafio de aprovar a implantação de um doutorado no Vale do Jaguaribe, mais precisamente na Faculdade de Filosofia de Limoeiro do Norte – Fafidam e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc. O caminho virtuoso acontece agora com a formalização do convênio com universidade do exterior, unindo instituições de três continentes. Se a graduação consegue se expandir, então vamos buscar também a implantação da pós-graduação stricto sensu nos polos regionais da Uece” ressaltou o titular da Uece.

Durante o encontro o representante acadêmico da University of East Anglia, professor Spyros Themelis,   expressou sua satisfação na concretização do referido convênio, que se mostra inovador, criativo, com reciprocidade e direcionamentos para uma educação decolonial e crítica.

A professora Sandra Gadelha, ressaltou que a assinatura do convênio representa mais que uma intenção de trabalhos compartilhados, indo além, para a constituição de uma rede de pesquisadores (as) que vislumbra as possibilidades da educação para um mundo com justiça social, inclusão e igualdade. Destacando a importância da internacionalização para o fortalecimento de ambos os programas envolvidos (MAIE e POSLA). Também ressaltou o empenho, a confiança mútua e a disponibilidade do professor Spyros Themelis na construção desta parceria trilateral. Bem como a coordenação das tratativas pelo Escritório de Cooperação Internacional da Uece (ECINT), coordenado pela professora Kadma Rodrigues com o apoio da colaboradora Katiane Camelo.

A presença do  Prof. Spyros Themelis foi possível devido ao Projeto “Gramáticas de resistência e pedagogia da esperança” coordenado pela professora Claudiana Nogueira ( POSLA/ MAIE- Uece), por Edital com financiamento do UK Academies, CNPq, CONFAP e FUNCAP. O suporte da Administração Superior, tanto na reitoria quanto a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (ProPgPq) se somam aos esforços para que se ampliei tanto a internacionalização quanto interiorização da Pós-Graduação da Uece, com novos mestrados e doutorados em breve.

Para a coordenadora do ECInt, professora Kadma Marques, “a assinatura de acordos entre as instituições de ensino superior (IES) e universidades estrangeiras, integram o conjunto de ações estratégicas formalizadas como Política de Internacionalização da Uece.”

Participaram também o chefe de gabinete, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues e o professor Ernani Gadelha.