Uece terá visita guiada ao acervo de Djacir Menezes durante Congresso Internacional

23 de junho de 2023 - 16:45

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Biblioteca Central, oferecerá, no período de 18 a 20 de outubro, durante o II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho, visita guiada ao acervo de Djacir Lima Menezes.

Djacir Menezes foi bibliófilo, nasceu em Maranguape-CE, em 16 de novembro de 1907, e faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de junho de 1996. Formou-se em Direito, assumiu a cátedra de Ciências do Direito da Faculdade de Direito do Ceará. Fundou a Faculdade de Economia do Ceará e foi reitor da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, de 1969 a 1973.

A Uece adquiriu, em 2000, em parceria com instituições públicas e privadas, o espólio de livros do Prof. Djacir Menezes, composto por 16 mil volumes, em áreas como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura brasileira, Literatura estrangeira e quantidade considerável de documentos, manuscritos, fotografias e medalhas. Dos 16 mil volumes, 3.200 são obras raras, entre as quais a Uece selecionou duas coleções de 100 obras nacionais e 100 obras estrangeiras. Entre as nacionais, destaque-se “A Mulher e a Sociogenia”, de Lívio de Castro, 1ª edição, 1894. Entre as estrangeiras, destaque-se “El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes, 1ª parte, 2ª edição, 1613.

Para participar, basta realizar inscrição no site do Congresso. As visitas acontecerão por turmas de, no máximo, 20 pessoas, no horário de 12h às 13h.

Serviço:
Visita guiada ao acervo de Djacir Menezes
Quando: 18 a 20 de outubro de 2023
Onde: Biblioteca Central, campus Itaperi (Uece)
Inscrições: https://www.uece.br/eventos/congressoamericas2023/.