Uece tem 27 projetos aprovados pela Funcap para financiamento

6 de novembro de 2023 - 16:16

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve 27 projetos aprovados para financiamento, por meio de dois editais da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Pelo edital nº 06/2023 – Universal, destinado a projetos de quaisquer áreas de conhecimento, foram 14 aprovações; e pelo edital nº 07/2023 – Pró-Humanidades, foram 13 aprovados.

Os recursos poderão ser usados para itens de custeio (material de consumo, serviços de terceiros, despesas acessórias de importação, passagens, diárias, conserto e manutenção de equipamentos e publicação em revistas científicas), itens de capital (equipamentos, material permanente e material bibliográfico) e Bolsas de Apoio Técnico (BAT).

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, “a aprovação dos projetos, em ambos os editais, representam muito do ponto de vista científico, pois garante aos nossos pesquisadores recursos para seguir em frente com suas pesquisas, haja vista, a falta de recursos e a precariedade da ciência brasileira nesses últimos seis anos”.

A exemplo desses projetos, estão os propostos pelo professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece), José Deribaldo Gomes dos Santos, que teve um projeto aprovado em cada um dos editais da Funcap, sendo eles: “O fenômeno da entrada no ensino superior dos egressos das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará” e “Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante: um estudo sobre os modelos de Brasil e Argentina”.

Além do professor Deribaldo, os docentes e pesquisadores Gilberto Saraiva e Lia Machado também obtiveram aprovação de dois projetos, um em cada edital.

Veja abaixo a lista dos professores/pesquisadores da Uece com projetos aprovados:

Resultado Edital 06/2023 – Universal

11. Shirliane de Araújo Sousa
12. Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
13. William Costa Filho

Saiba mais sobre os editais

Edital 06/2023 – Universal

Com investimento total de R$ 10 milhões, o edital irá financiar propostas de acordo com os seguintes critérios:
Faixa A – destinada a pesquisadores com 5 anos ou mais de doutorado concluído, para projetos de no máximo R$ 200 mil;
Faixa B – destinada a pesquisadores com menos de 5 anos de doutorado concluído, para projetos de no máximo R$ 100 mil.

Edital n° 07/2023 – Pró-Humanidades

Com duração de 24 meses e valor total de R$ 4 milhões, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Serão apoiados projetos orientados à produção de conhecimento científico para enfrentamento de desafios nacionais, em especial para o benefício de populações em situação de vulnerabilidade. O financiamento para cada projeto é de até R$ 100 mil.

As propostas foram inseridas em uma das seguintes linhas de pesquisa:
– Temas livres em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes;
– Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas, desenvolvimento humano e social;
– Políticas públicas para inovação e desenvolvimento econômico sustentável e/ou de promoção da cultura;
– Comunicação pública/Divulgação científica;
– Estudos sobre ações afirmativas, LGBTQIA+, gênero, acessibilidade, inclusão e povos originários.