Uece segue em campanha contra abandono animal

14 de fevereiro de 2025 - 17:27

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), na entrada do campus Itaperi, mais uma ação da campanha institucional “Abandono de Animal é Crime”.

O objetivo da campanha é sensibilizar a comunidade sobre a gravidade do crime que consiste no abandono de animais, ressaltando que, além de ser uma prática desumana, é também cruel. O enfoque do projeto é educativo e visa a conscientização.

De acordo com o professor Dárcio Teixeira, vice-reitor da Uece, a campanha busca envolver tanto a comunidade acadêmica quanto os visitantes do campus, bem como a sociedade em geral, na defesa dos direitos dos animais. O intuito é prevenir casos de abandono dentro do campus universitário, além de combater outros tipos de maus-tratos contra os animais, conforme expõe o pesquisador da Uece, Dárcio Teixeira.

O diretor da Faculdade de Veterinária da Uece, professor Isaac Neto Goes, enfatiza que, ao contrário do que muitos pensam, a Universidade não é um local apropriado para o abandono de animais, mesmo por contar com um hospital veterinário. “Os animais deixados no campus são monitorados pelo Comitê Gestor, mas enfrentamos dificuldades devido à limitação de pessoal para garantir o devido cuidado a esses animais”, esclarece o professor Isaac.

O evento contou com a participação da equipe de segurança do campus, do prefeito do campus do Itaperi, Sergio Leitão, de docentes e discentes da Faculdade de Veterinária (Favet), membros do “Projeto de Convivência com Cães e Gatos em Estado de Abandono no Campus Itaperi”, bem como do Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba), além do apoio integral da Administração Superior da Uece.

Estiveram presentes o professor Dárcio Teixeira, vice-reitor da Uece, os professores Isaac Neto e Jarbas Santos (veterinária), da professora Adriana Cavalcante (Cesa), o prefeito do Campus do Itaperi, Sérgio Leitão, voluntários do Gaba e estudantes do primeiro semestre de veterinária.

A ação também orientou a comunidade a acionar a equipe de segurança da portaria, por meio do telefone 3101-9949, caso presencie qualquer ato de abandono. Vale destacar que o abandono de animais é um crime previsto na Lei Federal n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.