Uece segue em campanha contra abandono animal com Blitz do Bem

27 de setembro de 2019 - 14:41 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última quarta-feira (25/09), nas duas entradas do campus Itaperi, a 2ª Blitz do Bem, uma ação da campanha institucional “Abandono de Animal é Crime”.

A blitz teve caráter educativo, com vistoria aleatória de veículos. O objetivo foi de conscientizar a comunidade sobre o crime em que consiste a prática do abandono, além de verificar a possível existência de animais nos veículos. Pedestres e ciclistas também foram abordados.

“A segunda Blitz do Bem tem como propósito engajar a comunidade ueceana, a comunidade externa que visita nosso campus e toda a sociedade em relação a proteção de animais, visando a prevenção de crimes de abandono aqui no nosso campus universitário, além de outros tipos de maus tratos que são proferidos contra os animais”, explica a professora Daniele Vasconcelos, responsável pela ação.

A docente destaca ainda que, ao contrário do que as pessoas pensam, a Uece não é local de deixar os animais por ter um hospital veterinário. “Esses animais que são abandonados aqui no campus são monitorados pelo Comitê Gestor, porém tem muitos deles morrendo por doenças e por falta de alimento. A Uece não tem condições, não tem infraestrutura, nem equipe para colher esses animais”, ressalta Daniele Vasconcelos.

A blitz contou com a equipe de segurança do campus, professores e estudantes da Faculdade de Veterinária (Favet), membros do “Projeto de convivência com cães e gatos em estado de abandono no Campus Universitário Itaperi” e do Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba), além do apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e de toda Administração Superior da Uece.

De acordo com a presidente do Gaba, membro do projeto de convivência e estudante do 8º semestre de Medicina Veterinária da Uece, Maiara Pereira, a ação visa também o incentivo à denúncia. Ela orienta que, quem presenciar um abandono, entre em contato com a equipe de segurança da portaria pelo telefone 3101-9949, pois o abandono é um crime, previsto na Lei Federal n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

Saiba como denunciar o abandono no campus Itaperi: