Uece sediará X Fala Professor(a): Encontro Nacional de Ensino de Geografia 2023

25 de maio de 2023 - 11:26

As inscrições já estão abertas; trabalhos devem ser submetidos até 26 de maio

Entre os dias 17 e 22 de julho, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi, receberá o X Fala Professor(a): Encontro Nacional de Ensino de Geografia”. O tradicional evento, que acontece quadrienalmente desde 1987, chega à sua 10ª edição em Fortaleza, a partir da parceria da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), com os Cursos de Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo/Uece). A edição também é marcada pelo ineditismo: é a primeira vez que o evento é sediado na região Nordeste.

Considerando os desafios da classe docente brasileira no presente, que é cerceada pelos projetos neoliberais de educação e precarização docente, essa edição traz como tema “É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático e popular de Brasil – A AGB ante as contrarreformas neoliberais e os ataques ao trabalho docente”. Nesse contexto, o X Fala Professor(a) visa reunir e estabelecer o diálogo entre professores da educação básica, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores e demais agentes do campo da educação, para denunciar, debater e construir proposições que contribuam com um projeto de educação cuja voz e referência se estabeleça das escolas e seus territórios, entendendo a educação como um direito e ferramenta para a construção cidadã e democrática do país.

Como tradição do evento, essa 10ª edição também traz uma diversidade de atividades. Serão mesas–redondas, Grupos de Trabalho (GTs), oficinas, minicursos, trabalhos de campo, plenárias e atos políticos. Os participantes ainda podem submeter resumos para apresentações de trabalhos em Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs) ou Relatos de Experiências (REs), sendo esse último, voltado à um formato de exposição mais acessível aos professores da educação básica para compartilhar experiências de suas práticas cotidianas. As duas modalidades recebem resumos simples até às 23h59 do próximo dia 26 de maio, pelo portal do evento.

Com sua política de ensino, pesquisa e extensão, o espaço do X Fala Professor(a) também se caracterizará pela realização de diversas atividades no campus, como a Feira da Reforma Agrária, Feira do Migrante, Cirandas Infantis, entre outras atividades que marcarão a paisagem da universidade, com territorialidades e vivências que perpassam a construção de um projeto democrático e popular de Brasil.

As inscrições têm fluxo contínuo até o evento, mas são divididas em lotes. O primeiro lote promocional segue aberto até o próximo dia 06 de junho. Associados à AGB têm desconto diferenciado conforme categoria de participantes (estudantes, professores da educação básica/pós-graduandos e professores de ensino superior).

Acompanhe o instagram: @x_fala_professor

Mais informações e inscrições: https://falaprofessor2023.agb.org.br/