Uece sedia V Simpósio de Ciências Fisiológicas

7 de novembro de 2023 - 16:17

Evento comemora 20 anos do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e lança Prêmio Lucília Lessa

O Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizam, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no auditório da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e na sala 3 do ISCB, no Campus do Itaperi, o V Simpósio em Fisiologia, trazendo a Fortaleza nomes renomados no campo da pesquisa científica, nas áreas de fisiologia respiratória, cardiovascular, renal, neurofisiologia e eletrofisiologia.

O Simpósio faz parte das comemorações dos 20 anos de fundação do ISCB e conta com a participação de pesquisadores locais, da Uece e da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de um pesquisador internacional do Instituto de Formulação de Vacinas, Plan-les-Ouates, Suiça.

A palestra de abertura do evento será sobre o tema “Alterações eletrofisiológicas do sistema nervoso periférico no diabetes mellitus” e será ministrada pelo professor Emérito e primeiro diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas, professor José Henrique Leal Cardoso.

Toda a programação está disponível aqui e as atividades do primeiro dia, 8 de novembro, acontecerão presencialmente no auditório Paulo Petrola situado na reitoria da Uece e serão transmitidas pelo canal da Uece no youtube (acesse aqui).

O diretor do Instituto, professor Nilberto Falcão, fala sobre o evento que teve início em 2011 e, neste ano, chega a sua quinta edição: “o Simpósio de Ciências Fisiológicas tem como objetivo trazer os principais pesquisadores do país na área de fisiologia e farmacologia, para debater esses temas de vanguarda, sendo a fisiologia uma ciência básica que gera conhecimento para soluções de problemas biomédicos, para soluções de questões de diagnóstico de doenças, assim como para o tratamento, seja através de medicamentos, fitoterápicos, mas também como prevenção de doenças, através das vacinas”, pontua o professor.

O pesquisador explica ainda que a fisiologia se configura como uma pesquisa básica, “para que estes modelos de tratamento possam ser desenvolvidos, é preciso que antes exista uma pesquisa básica em fisiologia, em farmacologia, em bioquímica, em biologia celular e molecular, que é o que a gente faz aqui no ISCB da Uece”.

O Simpósio conta ainda com a primeira edição do Prêmio Lucília Lessa. A premiação é uma homenagem à Dra. Lucília Maria Abreu Lessa Leite Lima, que faleceu prematuramente no mês de maio de 2023. A professora Lucília Lessa ministrava a disciplina de Fisiologia no Curso de Medicina da Uece, em Fortaleza, era docente permanente do curso de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e coordenadora do Laboratório de Fisiologia Renal (LAFIR) localizado no ISCB.

A premiação tem como objetivos reconhecer e incentivar jovens cientistas talentosos que buscam soluções para os desafios da sociedade brasileira, em geral, e da cearense, em particular.  O Prêmio “Lucília Lessa” é voltado para discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da Uece em duas categorias: Melhor Dissertação de Mestrado e  Melhor Tese de Doutorado. A premiação ocorre no dia 10 de novembro, durante a sessão de encerramento do Simpósio, a partir das 16:00 na sala 3 do ISCB, no campus Itaperi.

Nos 20 anos de existência, o ISCB já formou centenas de alunos em níveis de especialização, mestrado e doutorado em ciências fisiológicas, recebendo alunos de diversas graduações na área da saúde: Nutrição, Medicina, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Química, Física, Medicina Veterinária, dentre outros. “Somos uma instituição multicêntrica, multiprofissional e interdisciplinar”, afirma ainda o professor Nilberto, além de desenvolver projetos com outras instituições como o Hospital Geral de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Walter Cantídio e órgãos de fomento como Banco do Nordeste, FINEP e FUNCAP.

Conheça os palestrantes (clique na imagem para ampliar)