Uece sedia fórum internacional Movimentos Sociais e Territórios para a Vida

28 de junho de 2023 - 15:08 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) será sede do O Fórum Internacional Movimentos Sociais e Territórios para a Vida, evento que será realizado nos dias 29 e 30 de junho no auditório Paulo Petrola na reitoria da universidade, situada no campus Itaperi.

O fórum reunirá membros da academia latino-americana e caribenha, movimentos sociais, organizações e coletivos, e decisores de políticas públicas para refletir e compreender as propostas, capacidades, potencialidades, agendas pendentes e conflitos dos movimentos sociais e do ativismo na América Latina e Caribe. O objetivo é construir uma visão global e interconectada do ativismo atual, centrada na análise das lutas ambientais, das lutas dos migrantes, das lutas indígenas e dos territórios urbanos. O foco será a atualidade das lutas, considerando também trajetórias e memórias.

O evento compõe o conjunto de ações desenvolvidas pela Plataforma para o Diálogo Social, impulsionada pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) espaço de trabalho colaborativo e de múltiplas partes interessadas em promover intercâmbios, incidir em questões sociais prioritárias e contribuir para a construção de agendas regionais comuns que tenham um impacto demonstrável na melhoria da qualidade de vida dos setores mais desfavorecidos da sociedade.

Nessa direção, o fórum articula duas modalidades: a) Mesas de Diálogo, com a presença de representantes do poder público, movimentos sociais e pesquisadoras(es) nacionais e internacionais, com o intuito de estabelecer um diálogo comum frente a um dos quatro eixos temáticos do fórum: Povos Indígenas, Migrações, Territórios Urbanos e Questão Agrária e Climática; b) Escola Internacional de Formação Movimentos Sociais e Ativismos, que será realizada durante os dias do Fórum e dirigida à movimentos sociais, estudantes (da Educação Básica à Universitária) e pesquisadoras(es).

Confira programação completa:

Os eventos das tardes e noites serão transmitidos pelo canal da Uece no youtube e pela  CLACSO TV.