Uece receberá pesquisador da Université Lumière Lyon 2

9 de março de 2016 - 14:22

No período de abril a julho de 2016, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), receberá o professor Daniel Thin, da universidade francesa, Lumière Lyon 2. O professor foi contemplado no último edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) com uma bolsa de Pesquisador Visitante (BPV).

O programa de bolsas tem por objetivo fomentar a mobilidade acadêmica, possibilitando a permanência de pesquisadores com comprovada experiência e elevada competência no desenvolvimento da produção científica, tecnológica e de inovação nas instituições de ensino superior (IES) do estado do Ceará.

A vinda do professor Thin destina-se não só a reforçar as atividades acadêmicas do PPGS, mas também a viabilizar a realização do projeto de pesquisa: Os movimentos sociais como espaços e matrizes de socialização: O caso dos acampamentos e assentamentos do MST no Estado do Ceará.

“Tal projeto porta mérito científico e elementos inovadores, pois não se restringe a uma interpretação sociológica da militância no Movimento Sem-Terra que considere apenas a prática dos agentes reconhecidos e legitimados, mas envolve, sobretudo, aqueles militantes ditos comuns”, esclarece a coordenadora do PPGS, Kadma Marques.

Ainda de acordo com a coordenadora, nas candidaturas apresentadas ao cronograma II de seleção de BPV da Funcap, o PPGS foi o único curso de pós-graduação stricto sensu da Uece a ser contemplado, “evidenciando o importante processo de internacionalização pelo qual passa o Programa, bem como a afirmação da qualidade das pesquisas sociológicas e antropológicas que vem sendo realizadas nos últimos anos”.

“Neste sentido, a Funcap tem despontado como aliado fundamental no que se refere à garantia dos avanços que marcam a recente história de crescimento do PPGS, mas também da pós-graduação stricto sensu na Uece”, finaliza Kadma Marques.