UECE recebe rabino para celebrar Ano Novo Judaico

24 de setembro de 2012 - 12:04

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio,  recebeu na última sexta-feira, dia 21, o rabino Marcos Strossberg, para um congraçamento, em virtude da celebração do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, que foi celebrado nos dias 16 e 17 de setembro. Participaram do encontro o professor Manassés Claudino Fonteles, ex-reitor da UECE,  Moacir Cymrot, do Curso de Medicina da UECE, e Saulo Tavares, assessor de Comunicação da Sociedade Israelita do Ceará (SIC).

O reitor abriu o encontro afirmando que a Universidade, por ser universal, “não tem religião e deve ser aberta para todas as culturas e religiões”. O Rosh Hashná celebra a criação do mundo por Deus e como o calendário judaico é lunar, enquanto o Ocidental é solar, os judeus comemoraram a chegada do ano 5773.

O rabino agradeceu ao reitor a inclusão da celebração do Rosh Hashaná no calendário da UECE. “A comunidade judaica do Ceará, que é muito pequena, está muito feliz com este convite da Universidade”, disse Strossberg.

O professor Manassés, que foi reitor da UECE e um dos fundadores da Sociedade Israelita do Ceará, disse que estava muito emocionado com a celebração do Ano Novo Judaico pela Universidade.

O reitor afirmou que irá estreitar os laços da UECE com algumas universidades israelenses para que haja maior intercâmbio e parceria, como a instalação de doutorados e mestrados sanduiches. “Nós mandamos 120 alunos para Portugal e Espanha. Certamente poderíamos mandar nossos alunos para universidades de Israel”.

Seguindo a tradição judaica, os participantes do encontro comeram maçã e mel, para que o novo ano seja bom e doce. Em seguida, o assessor da SIC tocou o shofar, um berrante, feito de chifre de carneiro, que é tocado nas ocasiões solenes religiosas.

O rabino corta maçã para ser comida com mel, para desejos de um ano bom e doce.

Toque do chifre do carneiro marca a celebração do Rosh Hashná