Pós-Graduação de Geografia recebe professor da Erasmus University Rotterdam

27 de setembro de 2012 - 12:56

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebe para missão de estudo, no período de 28 setembro a 02 de outubro, o professor doutor Lee Pegler, do International Institute of Social Studies, da Erasmus University Rotterdam, da Holanda.

 

Segundo os professores Edilson Pereira Júnior e Denise Bomtempo, coordenadores da missão, a troca de experiências e a ampliação da inserção internacional da UECE é uma das maiores possibilidades abertas com o desenvolvimento desse tipo de atividade.

 

Formado em economia, professor Pegler é PhD em sociologia pela London School of Economics and Political Science. Tem experiência na discussão sobre trabalho, globalização e cadeias produtivas e suas pesquisas estão vinculadas aos temas relacionados às novas estratégias de gestão de empresas transnacionais e suas implicações na cadeia de valor sobre o mercado de trabalho formal e informal.

 

Pegler, ainda segundo os coordenadores, também coordena um projeto internacional sobre cadeias de valor sustentáveis, que relaciona portos, logística e serviços avançados com produção, emprego e meios de subsistência no Brasil e na Holanda.

 

Entre as atividades programadas para a missão, estão:

 

1) Reuniões com membros dos grupos de pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU) e Sistemas Técnicos e Espaço, sobretudo para discutir questões téoricas e empíricas que envolvem a leitura do território a partir dos circuitos espaciais da produção e das cadeias produtivas do trabalho globalizado;

 

2) Seminário realizado junto aos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no qual será dada continuidade aos Colóquios Temáticos do ProPgeo/UECE;

 

3) Trabalho de campo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em Caucaia e São Gonçalo do Amarante, no qual estão programadas visitas aos principais equipamentos erguidos atualmente no CIPP, tais como o Terminal Portuário do Pecém, a Usina Termelétrica MPX Pecém e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

 

De acordo com os professores organizadores, o ProPGeo reconhece a importância de trabalhos dessa natureza, que podem suscitar convênios ou a realização de futuras pesquisas em parceria com professores pesquisadores de instituições como o ISS/ Erasmus University Rotterdam.