UECE recebe obras de pintor renomado e comemora 20 anos do Curso de Japonês

31 de outubro de 2013 - 14:24 #

As primeiras obras da Galeria de Arte do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a ser implantada no Campus de Fátima, em Fortaleza, foram do artista plástico Otto Cavalcanti, 83 anos, nascido no Brasil e radicado na Espanha, doadas por ele próprio. Ao som de violinos dos alunos do Curso de Filosofia, o reitor da UECE, Jackson Sampaio, recebeu do pintor oito litogravuras, em solenidade ocorrida no dia (23/10).

Na mesma ocasião, o Centro de Humanidades promovia os festejos dos 20 anos do Curso de Japonês, marcado pela realização do IV Encontro Brasil – Japão da UECE. O objetivo do evento foi o fortalecimento dos laços com a própria universidade, demonstrando também a necessidade de prosseguir para além do Curso Básico de Língua Japonesa, na perspectiva da criação do Curso de Letras – Japonês na Graduação da UECE.

O artista plástico Otto Cavalcanti, emocionado, disse que estava feliz por participar daquele acontecimento importante. O reitor lembrou que a Câmara de Arte e Cultura da UECE será instaurada oficialmente, no dia 20 de novembro de 2013, como parte da programação da XVIII Semana Universitária da UECE, o maior evento científico da instituição. Falou também do lançamento de dois catálogos, elaborados com recursos conseguidos junto ao Banco do Nordeste para fazer o levantamento das obras raras da Biblioteca Djacir Meneses. Entre as 200 obras raras, sendo 100 estrangeiras e 100 brasileiras que vão compor os catálogos, destacam-se edições princeps da Fenomenologia do Espírito, de Hegel, e Don Quixote, de Cervantes.

Na cerimônia de doação das litogravuras falaram também, a Cônsul Honorária da Espanha e professora da UECE, Verônica Barbazan, a presidente da Câmara de Arte e Cultura da UECE, Cleudeni Aragão, os professores Pablo Maniê, Margarida Solari, e o coordenador do Curso de Filosofia, Eduardo Braga.

A colônia japonesa esteve bem representada nas comemorações dos 20 anos de implantação do Curso de Japonês da UECE. Na ocasião, falaram o representante do Instituto Cultural Nipobrasileiro do Ceará, João Batista Fujita, a representante da Fundação Japão, professora Maiyme Yochikawa, a coordenadora do Curso, professora Laura Tey Iwakami, o coordenador do Núcleo de Línguas, professor João Artur Freitas da Rocha, a diretora do CH, Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, e o reitor da UECE, Jackson Sampaio.

Dizendo-se fascinado pelo Japão, o reitor Jackson Sampaio demonstrou seu conhecimento sobre a poesia demonstrou seu conhecimento sobre a poesia (Bashô) e a prosa (Yukio Michima).. Falou dos grupos de línguas de diferentes continentes que já existem na UECE. Por fim, lembrou sua recente viagem à Hungria, onde recebeu proposta de trazer uma leitora de húngaro para a UECE, que pode constituir uma futura unidade de línguas da Europa Central (húngaro, tcheco, eslovaco, sérvio, croata e esloveno), a par com as unidades já existentes como a de línguas ibéricas (espanhol, galego, catalão), do extremo oriente (japonês, coreano, mandarim) e do oriente médio (árabe, turco).