Uece recebe MPCE para parceria em programa de formação cidadã

11 de março de 2023 - 08:51

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, receberam nesta sexta-feira (10), no gabinete da Reitoria, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), do Ministério Público do Estado do Ceará, a procuradora Elizabeth Almeida, acompanhada pelo promotor Luiz Cogan e pelo assessor jurídico Gabriel Carvalho.

O objetivo do encontro foi discutir parceria para execução de um novo programa a ser oferecido pela Uece, tendo à frente a Pró-reitoria de Extensão (Proex). Trata-se do Programa Protagonismo Estudantil, Cidadania Territorial e Fortalecimento da Democracia que, de acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento, “visa fortalecer a formação cidadã de jovens da rede de Educação Básica, e, por meio do pensamento científico e crítico-reflexivo, impulsionar o protagonismo desses estudantes para lidar com os diversos problemas da sociedade contemporânea, com o apoio e intermédio das diversas áreas de formação e profissionalização que a Uece abriga”.

O Caoeduc se colocou à disposição para as tratativas necessárias no Ministério Público, bem como com a Secretaria de Educação (Seduc). Em contrapartida, o Caoeduc também espera da Uece, parceria na execução de projeto próprio.

Saiba mais sobre o Programa Protagonismo Estudantil, Cidadania Territorial e Fortalecimento da Democracia

O Programa se articula à missão da Uece na inclusão sócio-étnico-racial, nomeadamente na elaboração de políticas e ações afirmativas para a consolidação de uma Universidade socialmente referenciada e democrática. Articula-se também aos desafios da Agenda 2030, especificamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4- Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 10 – Redução das desigualdades, 11- Cidades e comunidades sustentáveis, 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e 17 – Parcerias e meios de implementação.

O Programa impulsiona o desenvolvimento de um currículo escolar que considere a identificação, análise e interpretação de problemas dos territórios onde vivem os(as) estudantes, estimulando a reflexão crítica e a construção de proposições para os problemas detectados. Ao mesmo tempo, promove a divulgação e partilha de métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa e inovação nas atividades e eventos promovidos pelos projetos desenvolvidos na parceria.