UECE recebe equipamentos de alta tecnologia para fortalecimento do projeto Inovafauna

27 de setembro de 2023 - 14:14

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) celebrou, na tarde desta terça (26), o recebimento de três conjuntos de equipamentos de alta tecnologia voltados para a pesquisa e conservação de animais silvestres. Essas aquisições são referentes ao Projeto Inovafauna, coordenado pelos professores Vicente Freitas e Hugo Fernandes-Ferreira. O Inovafauna é um dos projetos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA). Estiveram presentes o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a diretora de pesquisa da Funcap, professora Thereza Magalhães; secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), senhor Gustavo Vicentino; e o cientista chefe do meio ambiente, professor Luis Ernesto Bezerra.

O professor da UECE, Hugo Fernandes, que abriu o evento, explicou que as aquisições são referentes ao Projeto Inovafauna, um dos projetos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA). “São equipamentos de ultrassonografia e análise de sêmen, que serão abrigados no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução e têm funcionado para realizar exames precisos de saúde reprodutiva da fauna nativa”, informou.  Ao todo, os equipamentos somam um investimento de R$ 287.096,01.

Na ocasião, o docente destacou o Programa Cientista Chefe e o esforço da SEMA em manter o mesmo. “É financiado pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, e no âmbito da SEMA é  coordenado pelo competente  colega da Universidade Federal do Ceará, professor Luis Ernesto”, disse. Em seguida uma das bolsistas do programa apresentou o equipamento e as praticidades do mesmo  para uso em campo. O Inovafauna é coordenado pelo professor Hugo e pelo professor, também da Uece, Vicente Freitas.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a Universidade Estadual do Ceará tem muito orgulho desses professores que fazem o Inovafauna. É importante pontuar que nos dias de hoje, a capacidade de geração de conhecimento científico e tecnológico no estado está difundida entre as várias universidades que temos, o que mostra um ecossistema já posto e bem estruturado e que a Uece faz parte e está muito bem representada” pontua.

Inovafauna

O Inovafauna tem como objetivo maior aplicar a Ciência para atender os desafios demandados pela fauna silvestre do Ceará. Esse projeto é uma continuidade de outro já encerrado, as Listas Vermelhas da Fauna Ameaçada do Estado do Ceará, que, de forma inédita, revelaram 100 animais ameaçados de extinção em nível estadual e ainda lançou outros produtos como os Inventários da Fauna e da Flora da terra da luz.

Em 2023, o Inovafauna foi lançado como projeto guarda-chuva, abrindo três subprojetos. Os Planos de Ação para a Conservação da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, coordenados pelo professor Hugo Fernandes e a exemplo dos planos nacionais, estão mostrando quais metas e objetivos devem ser cumpridos pelo primeiro, segundo e terceiro setor para mitigar os riscos de extinções no estado.

Com informações da Secretaria do Meio Ambiente