Uece recebe empresa alemã parceira para acompanhar instalações no Complexo Multiusuário

27 de setembro de 2023 - 09:01

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, receberam, na última segunda-feira (25), a visita do gerente regional da empresa alemã Carl Zeiss do Brasil Ltda, Adriano Bernal, e da representante regional autorizada da Carl Zeiss, ligada à empresa Cequímica, Amélia Aguiar.

Referência mundial na área de ótica e optoeletrônica, a empresa teve como objetivo da visita o acompanhamento do processo de implantação do Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada (CELMMA), que integrará um Centro de Referência em Microscopia Avançada, a ser abrigado na Uece, a partir da parceria com a Carl Zeiss. Em andamento está também o planejamento para realização de capacitação e treinamento de pessoal.

A Uece foi contemplada com recursos que foram garantidos a partir da assinatura do memorando de cooperação entre a Universidade e o grupo Zeiss, em Oberkochen, Alemanha, onde o reitor Hidelbrando Soares esteve com o então secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo, em junho de 2022.

O Centro de Referência contará com equipamentos de última geração, adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), do Governo do Estado do Ceará, liderado pela Secitece. Os equipamentos já adquiridos estão sendo instalados no campus Itaperi e estarão, em breve, à disposição dos pesquisadores da comunidade científica do Brasil e do Exterior. Entre os equipamentos, estão previstos:

ZEISS Axio Imager A2 FL – microscópio reto binocular, com iluminação transmitida para campo claro, campo escuro, luz polarizada e DIC, iluminação refletida para fluorescência para aquisição de imagens em lâminas para múltiplas aplicações em patologia e estudos em ciências da vida.
ZEISS Axioscan Z1 – microscópio de escaneamento de lâminas com capacidade para até 100 lâminas em escaneamento contínuo. Capaz de trabalhar de forma automatizada para amostras coradas em campo claro e fluorescência.;
ZEISS Celldiscoverer 7 – sistema de escaneamento de placas automatizado com técnicas de iluminação transmitida e fluorescência para ensaios com células vivas e sistema de incubação para experimentos de longa duração;
ZEISS Crossbeam 350 – combina a poderosa tecnologia de imagem de um microscópio eletrônico de varredura por emissão de campo (FE-SEM) com detectores de alta performance. Com esse equipamento é possível o imageamento de amostra com resolução sub nanométrica, devido a ótica eletrônica da famosa coluna Gemini (R) da ZEISS. Ainda estão contemplados uma série de detectores que permitem a caracterização de amostras de diversos campos das ciências dos materiais, da vida e da terra. Esse equipamento é ideal para um ambiente multiusuário.
ZEISS Lightsheet Z1 – microscópio para aquisição de imagens tridimensionais por fluorescência de amostras vivas ou fixadas de grande volume. Com sistema de incubação para experimentos com amostras vivas por longos períodos.
ZEISS Axio Imager Z2 com Metafer – microscópio motorizado com escaneamento e análises automatizadas de lâmina em citogenética como análises de mutações genicas por cariotipagem automatizada e FISH.
ZEISS Axio Observer 7 com Apotome 2 – microscópio invertido motorizado para escaneamento de placas e lâminas com sistema de iluminação estruturada para fluorescência que permite a secção ótica e reconstrução tridimensional das amostras. Com sistema de incubação para experimentos de longa duração para amostras vivas;
ZEISS Axio Imager A2 com Coobservação – microscópio reto para sala de aula, com iluminação transmitida para campo claro e polarização, com 22 coobservadores e câmera digital para projeção em monitor.

Todos estes equipamentos têm caráter multiusuários, sendo que o ZEISS Celldiscoverer 7, ZEISS Crossbeam 350 e o ZEISS Lightsheet Z1 são os primeiros destes equipamentos a serem adquiridos na América Latina.

Estiveram também no encontro, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, e o professor Paulo Bersano, responsável pelo processo de instalação do CELMMA na Uece.