Uece recebe docente da ELTE para ministrar aula de húngaro no seu Núcleo de Línguas

20 de setembro de 2019 - 10:16

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na Reitoria no último de 11, a professora Adrienn Pleyer, da Universidade Eötvos Lorand (ELTE) da Hungria. A visitante foi recebida ainda pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), Sonia Castro, pelo chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira Neto e pelo professor húngaro István Major, radicalizado cearense.

Durante a reunião o titular da Uece, Jackson Sampaio fez um relato sobre a dimensão da instituição e parte de sua história, de 44 anos de criação.

A docente Adrienn Pleyer ressaltou, que “Foi um grande prazer conhecer o reitor da universidade. Estou muito grata por fazer parte de uma cooperação de muitos anos entre a ELTE (minha universidade) e a UECE. O idioma húngaro não é considerado um dos idiomas mais populares do mundo. Então, ter essa quantidade de estudantes brasileiros realmente interessados em aprender húngaro é algo muito especial. A motivação deles vem da literatura, da música e da curiosidade pela linguística. Assim, esperamos que haja estudantes interessados em estudar na Hungria com o programa de bolsas de estudos Stipendium Hungaricum”.

A referente visita faz parte de uma ação de internacionalização coordenada pelo Escritório de Cooperação Internacional – ECInt, fruto de parceria bilateral com a Universidade Eötvös Lorànd – ELTE da Hungria.

O principal objetivo das duas instituições é promover a integração Brasil/Hungria através da história, estudo da língua, cultura, arte e literatura.

A chegada da nova docente do Leitorado Húngaro (projeto em parceria com a ELTE) permitirá a continuidade das aulas do curso de húngaro no Centro de Línguas da UECE.

Atualmente, a Uece mantém acordos de cooperação com 37 instituições de educação superior em 18 países. São acordos que permitem o intercâmbio de docentes, servidores e discentes, troca de informações e desenvolvimento conjunto de pesquisa.

Para maiores informações entrar em contato com o Escritório de Cooperação Internacional por meio do e-mail ecint@uece.br ou pelo telefone 3101-9659