Uece recebe doação de prédio em Limoeiro do Norte para ampliação da pós-graduação

11 de dezembro de 2023 - 15:58

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) se prepara para ser a primeira ofertante de um curso gratuito de Doutorado em Educação no interior do Ceará. Para isso, conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, que votou, por unanimidade, na doação de um prédio para as atividades de pós-graduação na cidade.

Diante do cenário de expansão e interiorização para o qual a Uece não tem medido esforços, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, comemora e agradece. “Estamos em festa. Essa é uma grande conquista para a nossa Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), para a Universidade Estadual do Ceará, mas eu diria que o maior beneficiado é o povo cearense, em particular o povo do Vale do Jaguaribe. Por isso, quero aqui agradecer demais o apoio da prefeita Dilmara Amaral e a todos os vereadores, em nome do vereador Paxá, que é hoje o presidente da Câmara, que tiveram essa sensibilidade, o entendimento, a compreensão da importância dessa doação para o desenvolvimento da educação superior pública, gratuita e de qualidade em Limoeiro e em toda a região”.

No prédio doado funcionará todos os cursos de mestrados com coordenação na Fafidam, como por exemplo, o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), já existente há mais de 10 anos, em parceria com a Feclesc/Uece. E, após aprovação da Capes, funcionará também o Doutorado. Juntos, os dois cursos integrarão o Programa da Pós-graduação em Educação e Ensino (PPGEEN), cuja criação foi aprovada pelo Conselho Universitário da Uece (Consu), no último mês de setembro. “Aprovado pela Capes, será o primeiro Doutorado do interior do Estado do Ceará na área de Educação”, completa o reitor.

O PPGEEN/Uece tem por objetivo formar pesquisadores/as e professores/as das diversas áreas do conhecimento capazes de compreender a realidade educacional e a práxis educativa em relação à totalidade social, por meio da articulação entre educação, ensino, pesquisa e extensão; produzir conhecimentos na área de educação e ensino que contribuam para o incremento do campo da pesquisa e da intervenção sobre a formação de professores/as e em processos formativos, considerando a área de atuação desse profissional; promover a parceria entre as linhas de pesquisas do PPGEEN/Uece e os grupos de pesquisa do Programa na perspectiva da formação docente interdisciplinar, considerando a atuação e especificidades do trabalho educativo visando a aprendizagem e a emancipação social.

Sobre o assunto, o reitor Hidelbrando Soares falou em entrevista ao jornalista Richard Leitão, da TV Educadora. Clique aqui para assistir.