UECE recebe doação de obras do grande mestre Otto Cavalcanti

23 de outubro de 2013 - 15:11 #

 

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebe nesta quarta-feira, 23, uma doação de Litogravuras, do grande mestre Otto Cavalcanti, 83 anos, artista plástico nascido no Brasil e radicado na Espanha, cujas obras estão expostas em grandes museus e instituições européias.

A solenidade de doação acontece às 19h, no Centro de Humanidades da UECE, localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345. A cerimônia conta com a presença do Reitor, Prof. Jackson Sampaio, da Cônsul Honorária da Espanha e professora da UECE, Verônica Barbazan, e da diretora do Centro de Humanidades, Letícia Adriana Pires dos Santos.

Otto Cavalcanti já recebeu elogios dos maiores críticos de arte do mundo, incluindo Josep Maresma, da Associación Internacional de Críticos de Arte. Na Espanha, é chamado de “el gran maestro brasileño”, pelo seu estilo fantástico e irreal.

Sobre o artista

Otto Cavalcanti nasceu em Itabaiana, na Paraíba, em 1930. No início dos anos 50, trabalhou como ilustrador publicitário no Rio de Janeiro. Nessa época, seus retratos são influenciados por Modigliani. Seus primeiros temas favoritos, que perdurariam ao longo de toda a sua carreira, são a música, o movimento, a natureza e as religiões afro-brasileiras.

Em 1963, inicia sua aventura europeia. Pinta e expõe em Madri, Londres, Paris e instala-se finalmente em Barcelona, onde se consolida artisticamente e entra no mundo da Gauche Divine e da boemia de Bocaccio. As formas geométricas que surgem em sua etapa londrina introduzem rasgos antropomorfos.

Em 1984, volta ao Brasil, onde permanece por 12 anos. Nessa fase, combina a pintura e o desenho com a escultura e as conferências sobre arte. Pinta grandes murais e introduz novas técnicas e materiais.

No ano de 1996, regressa a Barcelona. Sua obra volta-se mais colorista e atrevida. Sua paleta é mais alegre, os cromatismos são mais intensos. Nas aquarelas, os elementos são transformados em um amálgama de fauna e flora que mistura temas clássicos, memórias de infância e experiências dos viajantes cosmopolitas, tudo em meio a um clima tropical com muito sol, calor, energia e vegetação exuberante.

Em 2005, pinta uma série de quadros inspirados no mundo cinematográfico, como resultado de seu encontro com o cineasta Josep M. Queraltó, criando o primeiro quadro sobre a Sétima Arte em 3D da Espanha. No ano 2006, Otto viaja para o Brasil de forma cada vez mais frequente e prolongada, visitando principalmente o Nordeste, mais especificamente João Pessoa, Recife e Fortaleza. Paralelamente ao seu estúdio em Barcelona, abre um novo, em janeiro de 2011, próximo a Recife, no município de Goiana, em Pernambuco.