Uece recebe deputado Guilherme Sampaio e agradece apoio à instituição

8 de maio de 2026 - 13:12

 

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, recebeu, na tarde desta quinta-feira (7), no gabinete da Reitoria, a visita do deputado estadual Guilherme Sampaio, ocasião em que reconheceu as contribuições do parlamentar à instituição.

Educador e militante dos movimentos sociais em defesa do direito à educação, Guilherme Sampaio tornou-se um “amigo da universidade”, como destacou o reitor da Uece. Um dos motivos do agradecimento institucional foi o importante papel desempenhado pelo deputado na mediação entre os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais do Ceará e o Governo do Estado durante o processo de negociação e aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.

O presidente do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará (Sinsesc), Mário Granja, e o também representante da categoria, Abrahão Alam Neto, estiveram presentes e agradeceram pessoalmente ao parlamentar. “Temos que agradecer a sua liderança”, destacaram.

Outro motivo de agradecimento da Uece ao deputado foi a emenda parlamentar destinada à reforma do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) e da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), vinculados ao Centro de Humanidades (CH). O valor da emenda, de R$ 100 mil, já está com a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

A coordenadora do LATAV, professora Malena Monteiro, compartilhou como ocorreu o processo até a conquista do recurso. “No ano de 2024, o deputado me recebeu em seu gabinete. Guilherme escutou atentamente e se prontificou a ajudar. Assim, propôs o apoio por meio de MAPP, e hoje já temos dois processos em andamento. Tudo isso se tornará possível porque tivemos o apoio do deputado, a quem somos muito gratos”, destacou a docente e gestora.

Ao receber do reitor o simbólico pin com o brasão da Uece, além de outros presentes institucionais, Guilherme Sampaio agradeceu o reconhecimento e falou sobre sua satisfação, destacando sua trajetória como educador e defensor da inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). Filho de servidores públicos, afirmou: “Antes mesmo de ser educador e parlamentar, eu sou servidor público”.

Por fim, o deputado reafirmou seu compromisso de seguir contribuindo com a universidade e com a educação.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; a diretora do CH, professora Kadma Marques; a pesquisadora do LATAV, professora Vera Lúcia Santiago; e o docente do PosLA, Valdinar Filho.