Uece recebe calouros e inicia semestre letivo 2025.1

27 de março de 2025 - 17:16

 

Felicidade, ansiedade, orgulho e curiosidade são apenas algumas das emoções que acompanham os calouros no início da jornada universitária. O primeiro dia em uma nova instituição representa mais do que a entrada no ensino superior, é o começo de uma fase repleta de descobertas, desafios e oportunidades, assim como é para a nova estudante do curso de Pedagogia, Luana Pereira Franca, que compartilha sobre sua escolha e satisfação.

Calouras do curso de Pedagogia, Emily Silva, Luana Franca e Sofia Moura

“Escolhi a Uece porque é uma universidade bem conceituada, respeitada e de qualidade. Quando eu soube que fui aprovada, fiquei em choque e meio sem acreditar. Fiquei muito feliz porque é um curso que eu sempre me vi fazendo. Eu sempre quis ser professora e, principalmente, dando aula para crianças. Depois, fiquei muito ansiosa para entrar na Uece e ver que eu realmente me tornei universitária. É muito gratificante ver que a gente está realizando um sonho. Agora, espero aproveitar ao máximo esse começo de semestre e também o que a universidade vai oferecer”, comemorou Luana.

Luana e outros mais de dois mil novos estudantes, da capital e do interior, foram recebidos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) na manhã desta quinta-feira (27), com a já tradicional Semana de Integração. O evento de abertura aconteceu no Auditório Central, no campus Itaperi, com transmissão ao vivo para alcançar todas as unidades da instituição.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, deu as boas-vindas aos estudantes e enfatizou o papel transformador da universidade pública na sociedade. “A Universidade é um grande projeto social. Como projeto social, a sua existência é produto de luta permanente. A universidade pública e gratuita é baseada em uma grande política pública que precisa garantir um direito de todos nós, que é o acesso à educação; no caso da Universidade, o acesso à educação superior. Essa é uma das razões da nossa existência enquanto instituição pública”.

Ao reforçar o compromisso da Universidade com a democracia e a inclusão, o reitor destacou a necessidade de políticas públicas que combatam as desigualdades. “Se temos um caminho a seguir, é pensar políticas públicas que enfrentem as desigualdades que ainda marcam profundamente a sociedade brasileira e cearense”. E finalizou: Enquanto política pública, a universidade conta com seus membros no trabalho que é de todos nós – e de vocês também a partir de agora – como comunidade acadêmica, na busca de fortalecer a Universidade Estadual do Ceará como instituição pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou o professor Hidelbrando, que, assim como os calouros, foi também estudante da Uece.

A pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte, ao representar todas as pró-reitorias, parabenizou os novos estudantes, fez breve apresentação da universidade, fazendo menção a cada curso, Centro e Faculdade; falou sobre desafios da instituição pública, assim também como alertou sobre a importância de acompanhar os meios oficiais de comunicação da Uece. E concluiu dando as boas-vindas. “Hoje se inicia uma trajetória de muito amor, de muita dedicação, de muita integração. Sejam todos muito bem-vindos!”

A representante dos estudantes, a aluna do curso de Medicina Veterinária Sabrina Glenda, também falou ao público novato. “Hoje eu estou aqui não só como representante dos discentes, mas como alguém que já sentou aí onde vocês estão agora — com o coração cheio de orgulho, mas também com um frio na barriga, mil dúvidas sobre tudo o que estava por vir e sonhos gigantes. Aqui na Uece, vocês vão aprender, sim, muito sobre a profissão que escolheram, mas também vão crescer como pessoas. Vão encontrar colegas que se tornam família, professores inspiradores, desafios que parecem grandes demais — e que vocês vão superar. Eu queria dizer a vocês: não tenham medo de viver tudo isso”.

A programação de abertura da Semana de Integração teve prosseguimento com a palestra “Além dos Limites: sobre os riscos de um colapso ecológico global”, proferida pelo professor da Uece, Alexandre Costa, que é físico e ambientalista. Ao introduzir o tema, ele destacou sua inquietação diante da falta de urgência com que a sociedade encara a crise climática. “Essa é uma questão que me afeta e o meu maior sentimento de estranhamento para com a humanidade é como ela parece estar pouco afetada com o problema, como ela parecer estar tratando de algo que pode ser adiado, que não está conectado no nosso cotidiano”, refletiu o pesquisador. (A palestra completa pode ser assistida clicando aqui).

O evento de abertura foi, ainda, abrilhantado pelo Trio de Alunos do curso de Música da Uece, coordenado pela professora Nelma Dahas, que apresentaram “ABC do Sertão” de Luiz Gonzaga e “Wave” de Tom Jobim.

Estiveram também presentes na mesa da cerimônia, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; e a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento.

A Semana de Integração 2025.1 acontece nos dias 27 e 28 de março, com o objetivo de integrar alunos novos e veteranos, servidores técnico-administrativos, professores e gestores acadêmicos da Uece. Na sexta-feira (28), será o momento de acolhida aos estudantes calouros pelas direções de Centros/Faculdades, Coordenações de Cursos e também pelos estudantes veteranos, centros acadêmicos e movimento estudantil, em suas respectivas unidades de ensino.