UECE realiza última colação de grau do ano em Fortaleza

29 de novembro de 2019 - 08:49 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de formar mais 134 profissionais dos cursos de Bacharelado em Administração de Empresas, Bacharelado em Serviço Social e Bacharelado em Ciências Contábeis do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA e Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação. A cerimônia ocorreu no dia 26 de novembro às 18:30 no Palatium Buffet.

Estavam presentes na cerimônia e compuseram a mesa o Vice-Reitor em exercício da reitoria da Uece professor Hidelbrando do Santos Soares; Secretário Executivo da Ciência Tecnologia e Educação Superior Francisco Carvalho de Arruda Coelho; Pró-reitora de graduação, professora Mônica Duarte Cavaignac; Pró-reitor de políticas estudantis, professor Emerson Mariano da Silva; Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, professor Vladimir Spinelli Chagas; Diretora do Centro de Educação, professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales; Vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor Francisco Sales Ávila Cavalante; Oradora Docente e professora do curso de Pedagogia, professora Tânia Serra Azul Machado Bezerra; Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Mônica Farias; Coordenadora do Curso de Administração, professora Cora Franklina do Carmo Furtado; Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Paolo Giuseppe Lima de Araújo;Diretora de Pesquisa da PROPGpq, professora Célia Maria de Sousa Sampaio; coordenador do programa de pós-graduação do Centro de Educação, professor João Batista Carvalho Nunes e; docente do curso de letras do Centro de Humanidades, professora Cintia Sousa Machado.

A Universidade Estadual tem muito a comemorar nesta que foi a última colação do semestre 2019.1. Criada em 1975, a UECE oferece 78 cursos de graduação entre licenciaturas e bacharelados, presenciais e a distância, diurnos e noturnos em 13 campi em Fortaleza e no Interior. Comprometida com a interiorização e a universalização do ensino superior, a Uece intensificou sua atuação na modalidade a distância, em convênio com o Ministério da Educação e CAPES, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil – UAB. Hoje, oferece 11 cursos de graduação a distância e 2 cursos de especialização em 24 polos. Atualmente, a UECE conta com um total de 17.053 alunos de graduação e 3.265 discentes de pós-graduação.

Em seus 44 anos de história a Uece diplomou em nível de graduação 68.866 profissionais nas diversas áreas do conhecimento em 27 anos de pós-graduação StrictoSensu, a Universidade Estadual do Ceará formou 5.210 mestres e 628 doutores.

Representando o corpo discente a concludente do curso de ciências contábeis, Alessandra dos Santos Sousa enalteceu a conquista de todos que estavam presentes: “Hoje concluímos a construção de uma grande obra, acredito que uma das maiores da nossa vida. Foi e é um privilégio poder estar nesta instituição e ver nossa transformação em uma trajetória cheia de superações e conquistas devido aos tempos difíceis e cheios de novos desafios, construindo dia a dia uma história que não pode ser contada facilmente.”

A professora Tânia Serra Azul Machado Bezerra, oradora docente lembrou dos tempos hoje vividos: “Aproveito a oportunidade para refletir sobre este tempo: o nosso tempo. Experienciamos um tempo inequivocamente atravessado pelo autoritarismo, conservadorismo e ameaça aos que educam, aos que resistem. Compartilho convosco, concludentes, da alegria da colação de grau neste instante, mas também compartilho das incertezas desse nicho que sincretiza satisfação, emoção, tristeza e dúvidas frente a tempos difíceis.”

O presidente da cerimônia e vice-reitor da UECE em exercício da reitoria, professor Hidelbrando Soares, ressaltou que a conquista de todos os concludentes é coletiva. “Sua trajetória, por mais individualizada que pareça ser, não existe fora de uma rede social de cooperação, seja da família, dos amigos, professores, servidores, enfim, da sociedade que financiou seus estudos. Todo o processo de formação básica ou superior é um processo pessoal, mas também é um processo coletivo e social.”

O presidente da cerimônia continuou sua fala afirmando que a humanidade está diante de 2 grandes desafios estruturais. “De um lado, a desigualdade de renda que aprofunda o processo avassalador de exclusão social, e de outro a devastação da nossa biosfera, materializada pela destruição do solo, da água, da vida dos mares e nas alterações dos nossos climas. Sem a democratização econômica com base numa economia participativa e solidária que efetivamente redistribuía renda e patrimônio, o que teremos pela frente é um mau sinal. O sistema mundial, nos termos que conhecemos hoje, é insustentável a longo prazo. A destruição das bases naturais da nossa casa comum, como costuma se referir o Papa Francisco, que tem criado as condições de vida sobre o planeta terra também se apresenta no limite. Os ativos ecológicos são vistos sob a ótica meramente econômica de curto prazo, logo passíveis de exploração com base nas trocas competitivas para atender a lógica exclusiva de mercado. Todas as estruturas de proteção dos recursos naturais estão sendo desarticuladas. Por fim, todos nós temos muito a nos preocupar com tudo isso, pois não há futuro sem cooperação e solidariedade”.

Chegado o momento mais importante das solenidades, os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam do vice-reitor a esperada outorga do grau universitário.

Confira todos os registros fotográficos das três colações de grau de 2019.1 AQUI