Uece realiza entrega de 22 computadores aos Centros Acadêmicos de cursos de Fortaleza

10 de maio de 2024 - 13:46

O Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi cenário para a solenidade de entrega de computadores a 22 Centros Acadêmicos (CAs) da Uece em Fortaleza, no início da tarde desta quinta-feira (9) no campus Itaperi. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Idilvan Alencar e a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro.

A aquisição de computadores para os Centros Acadêmicos e para Diretório Central dos Estudantes (DCE), assim como o mobiliário para os respectivos CAs (armário, mesas e cadeiras) foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Idilvan Alencar, que já havia destinado recursos para reforma das salas do DCE e dos CAs localizados em Fortaleza.

O discente Fagner Rodrigues, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Ana Néri, em sua fala destacou “agradeço a sensibilidade do deputado Idilvan Alencar de tornar possível a valiosa conquista do espaço físico dos centros acadêmicos. Essa é uma iniciativa que, com certeza, fortalece a luta do movimento, pois são nesses espaços que conseguimos nos articular, debater e pautar nossas demandas, objetivando melhorias pros nossos cursos e, por conseguinte, da universidade”.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, enfatizou a importância dos Centros Acadêmicos para a Universidade: “os CAs têm esse papel de articulação com outras representações estudantis e também de preocupação com a formação dos estudantes, com a estrutura curricular dos cursos. Nesse momento de expansão e interiorização do ensino superior público estadual, novas representações estudantis serão geradas, e é preciso que haja essa aproximação entre CAs e a gestão”, finalizou Sandra Monteiro.

Já o deputado federal Idilvan Alencar pontuou que a educação tem prioridade em seu mandato. Destacou ainda que o seu segundo mandato na Câmara dos Deputados tem uma determinação: destinar recursos para a educação. Lembrou que foi um dos coautores da criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundef e que durante mais de um ano trabalhou para que fossem destinados R$ 80 bilhões do orçamento para a educação básica do país, após percorrer 18 estados brasileiros. O deputado destinou ainda, no ano de 2024, emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, após o reitor solicitar o seu apoio.

O reitor Hidelbrando Soares agradeceu ao deputado Idilvan Alencar pela presença na solenidade e por seu compromisso com a instituição e pela proximidade que o deputado Idilvan tem com a Uece. O reitor lembrou que parte dos recursos da nova emenda do deputado Idilvan será destinada à reforma física de um imóvel que antes sediava a instalação da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mattos, em Limoeiro do Norte. Após a reforma ser concluída, o imóvel sediará as instalações do curso de doutorado em educação no campus da Uece em Limoeiro. “Será o primeiro curso de doutorado da Uece no interior do estado e o deputado Idilvan já é considerado o padrinho do curso de doutorado em Educação da Uece”, comenta.

O reitor lembrou ainda que a Uece “mantém atualmente canteiro de obras em 19 equipamentos da instituição, nos campi do Itaperi e Fátima, ambos em Fortaleza, graças ao aporte de R$ 24,6 milhões garantidos pelo Governo do Estado para a reforma e manutenção das instalações da universidade. Entre as intervenções iniciadas ainda em janeiro de 2024, destaca-se o refeitório no campus Fátima. Já no campus Itaperi, também com início ainda em janeiro, a manutenção da galeria de águas pluviais do bloco S, reforma/ampliação dos banheiros da Prograd, reformas da Editora da Uece, Biblioteca Central e Coberta do arquivo do Departamento de Contabilidade e Finanças (Decofins). Outras intervenções também já estão em andamento desde o final de abril, como as manutenções na viga de sustentação da passarela do bloco H, Reforma do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e da caixa d’água do Cesa; Manutenção da coberta do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (Lamofopa); Reforma da estrutura do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/Favet); Reforma do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB); Reforma do prédio do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e manutenção da coberta da Reitoria”, finaliza. Até o final do ano, mais obras de reforma serão instaladas nos dois campi de Fortaleza, e ainda segundo o reitor, nos próximos anos, as unidades dos campi do Interior também serão reformadas.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de políticas estudantis, professor Mônica Cavaignac; a pró-reitoria de graduação, professor Mazza Maciel; a pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento; pró-reitora de pós graduação e pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; pró-reitor de planejamento, professor Paolo Araujo; diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros; diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Sâmya Oliveira; diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, professor José Joaquim Neto Cisne; diretora do Centro de Educação, professora Edite Colares; diretor do CECITEC, professor Isaias Batista de Lima; vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto Goes; gestora da divisão da infraestrutura e segurança, servidora Maria Wilda Fernandes e demais autoridades.