Uece realiza aula inaugural do Curso de Licenciatura Intercultural Específica Tabajara
27 de agosto de 2024 - 10:39
Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26 de agosto, aula inaugural do Curso de Licenciatura Intercultural Específica Tabajara (Linta) em Quiterianópolis, promovido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). O novo curso é ofertado pelo Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da região dos Inhamuns (Cecitec), unidade da Uece em Tauá, na Escola Indígena Tabajara Carlos Levy, na Aldeia Fidelis.
O evento contou com a presença da secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, representando o Governador Elmano de Freitas; do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; do diretor do Cecitec, professor Isaías Batista; da Coordenadora Institucional do curso de licenciatura intercultural indígena tabajara (Linta), professora Cecília Rosa Lacerda; da professora Liezelotte Rezende, diretora Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec); servidora Ruth Forte, secretária do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), demais autoridades e lideranças indígenas.
O curso de licenciatura intercultural específica tabajara (Linta), tem como proposta a formação diferenciada e específica para e com os povos originários, especialmente os tabajara. O projeto pedagógico do curso foi construído em diálogo com os povos indígenas e está organizado de forma a atender às suas especificidades relativas à formação de professores. Isso porque, além de partir de uma efetiva demanda das comunidades, observa, por exemplo, o espaço e o tempo pedagógicos dos docentes indígenas de acordo com as relações estabelecidas na escola diferenciada, além de valorizar e, principalmente, orientar-se pelos saberes da comunidade, por sua história cultural e política e pela luta na demarcação de terra.
O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, destacou as políticas afirmativas dos governos estadual e federal, incentivando os 40 estudantes recém-ingressos “a mergulharem na intensa jornada dos estudos. Vocês são a cara da Uece, a cara de uma Universidade inclusiva, com políticas afirmativas direcionadas às minorias”, finaliza.