Uece realiza abertura dos Jogos Universitários

1 de dezembro de 2023 - 09:39

Ocorreu na noite desta quarta-feira, 29 de novembro, a abertura dos Jogos Universitários da Uece. Após mais de 12 anos, a instituição retoma a atividade, que vai movimentar estudantes, professores e servidores de diversos campi. A cerimônia foi transmitida pelo canal da Uece no youtube..

Compuseram a mesa de abertura o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o vice-reitor, professor Darcio Teixeira; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de políticas estudantis, professora Mônica Cavaignac; e o coordenador do complexo poliesportivo e da célula de lazer e desporto universitário, professor André Accioly.

O reitor da Uece, pontua que a volta da realização dos jogos era desejo antigo: “a Uece tinha uma história muito bonita, no passado, de realização dos Jogos Universitários, sendo um momento de muita integração em torno das atividades esportivas. Passou-se mais de uma década sem a realização dos Jogos e para nossa boa surpresa foi a professora Mônica que fez a retomada. É fácil realizar as atividades quando o contexto está todo pronto. Mas quando o contexto é adverso, quando não se tem as ferramentas necessárias, só se realiza algo, quando se tem coragem. E a nossa pró-reitora de Políticas Estudantis, a professora Mônica, tem coragem. O desafio de realizar os jogos da Uece foi lançado por mim e Mônica foi lá e fez acontecer. Ela é uma mulher corajosa”, finaliza o professor Hidelbrando pontuando ainda que essa primeira versão vai ser expandida para o próximo ano.

Com o tema Esporte, Diversidade e Integração, o evento reúne cerca de 500 estudantes de graduação, da capital e do interior, em sete modalidades – vôlei, basquete, handbol, futsal, dodgebol, judô e jiu-jítsu, além da Corrida de Orientação, voltada também para o público PcD (Pessoa com Deficiência). E mais, no evento serão realizadas várias atividades esportivas e artístico-culturais paralelas, tanto no Complexo Poliesportivo do campus, como no espaço cultural Patativa do Assaré. Jogos de tabuleiro, tênis de mesa, slackline, capoeira e uma série de apresentações musicais e de dança, são alguns dos exemplos.

“É um momento de muita alegria estar aqui nesta noite recebendo vocês. O desafio colocado pelo próprio reitor, de retomar os jogos, foi abraçado pela equipe da PRAE em parceria com o curso de Educação Física e recebeu todo o apoio da administração superior.” pontua a pró-reitora de políticas estudantis, professora Mônica.

A cerimônia foi abrilhantada ainda pelo grupo de Choro da Uece. O Grupo foi fundado em março de 2014, com existência dedicada à música popular e tem a orientação do professor Pablo Garcia. O grupo apresenta composições próprias e interpretação de obras clássicas do choro no Brasil. Fazem parte do grupo os discentes Eric Diógenes, no bandolim; Lucas Bessa, no violão sete cordas; e o professor Pablo Garcia no pandeiro e na coordenação. Para a abertura dos jogos, o grupo apresentou o repertório Assanhado, de Jacob do Bandolim; Sonhando, de Cachimbinha; e Bem-te-vi, de Lina Pesce.

Prestigiaram a cerimônia ainda a diretora da Faculdade de Educação de Itapipoca, professora Ana Paula da Silva Oliveira; a diretora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, professora Maria Lucenir Jerônimo Chaves; a diretora do Centro de HUmanidades, professora Adriana Duarte Barros; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, professor Joaquim Neto Cisne; o Vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Goes; representando o Centro de Ciências da Saúde, professor Paulo Porto, além de professores, servidores e alunos.