UECE promoveu Colação de Grau de Mestres e Outorga de Título de Doutores

29 de maio de 2013 - 18:39 #

O Centro de Eventos do SEBRAE foi mais uma vez cenário de uma grande solenidade acadêmica: a XVIII Colação de Grau de Mestres e a X Outorga de Título de Doutores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizada no dia 22 de maio.

Os 354 diplomados, 298 Mestres e 56 Doutores, foram saudados pelo Octeto Feminino da Orquestra Sinfônica do Ceará (OSUECE), que apresentou, na ocasião, uma peça de Mozart (pequena serenata noturna) e outra de Vivaldi (concerto grosso em ré maior). O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Segundo o Reitor Professor Jackson Sampaio, que presidiu a solenidade, nós temos hoje na universidade, uma nova estrutura acadêmica baseada na excelência, não se faz uma grande Instituição de Ensino Superior sem pós-graduação. A UECE, nos seus 38 anos de existência, vem cumprido amplamente seu papel junto à sociedade cearense, assumindo altos níveis de desempenho docente, o que inclui um programa nota “6”, o PPG em Ciências Veterinárias.

A cerimônia teve como oradora docente, Maria das Dores Mendes Segundo, professora do curso de História e Coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, que fez um relato de como anda a pós-graduação no Brasil. A formação foi agilizada, os modelos foram flexibilizados, o número de cursos foi incrementado e forma significativa, mas a distribuição no país ainda deixa a desejar, pela alta concentração na região Sudeste. A oradora discente, Ayeska Costa Barroso, concludente do curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade, que destacou seu percurso, como aluna de graduação e de pós-graduação da UECE, hoje professora substituta, e falou que, “sem o apoio e a compreensão da família, jamais teria concluído o seu mestrado”.

Os concludentes são concludentes de 21 Mestrados e de quatro Doutorados pertencentes aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED) e da Faculdade de Veterinária (FAVET).

O ponto alto da cerimônia foi à homenagem que a UECE prestou ao professor pesquisador José Ricardo de Figueiredo e à sua orientanda de Doutorado, Roberta Nogueira Chaves, por terem ganho o Prêmio CAPES de Tese 2012, na área de Medicina Veterinária, com a pesquisa “efeito do fator de crescimento do nervo (NGF), fator de crescimento do fibroblasto-10 (FGV-10) e insulina sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos”. Essa é a terceira vez que professor José Ricardo de Figueiredo ganha o Prêmio CAPES de Tese.

A UECE homenageou ainda, os coordenadores dos cursos aprovados em 2012 e que oferecem suas primeiras turmas em 2013: o Doutorado em Educação, professora Isabel Maria Sabino de Farias; o Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais, professor Carlúcio Roberto Alves; o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, professora Maria das Dores Mendes Segundo; e o Mestrado Profissional em Letras, oferecido em Rede Nacional, professora Nukacia Meyre Silva Araújo.

A solenidade contou com as presenças do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Renê Teixeira Barreira; do Deputado Lula Morais; da Reitora do Centro Universitário do Estácio do Ceará, Ana Flávia Chaves; da presidente da Academia Cearense de Odontologia, Fátima Lemos Alves; do Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares; dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão, de Políticas Estudantis e de Graduação, da Chefe de Gabinete, da Procuradora Educacional Institucional, da Ouvidora Geral da UECE, dos Diretores de Centro e Faculdade da capital, Professores, Servidores, alunos e demais autoridades.