UECE promove II Congresso de Educação Física Escolar

21 de novembro de 2017 - 18:28 #

O Auditório Central do Campus Itaperi foi mais uma vez cenário para a realização do II Congresso de Educação Física Escolar (CONGREFE), organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEPEFE), vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento aconteceu entre os dias 16 a 18 de novembro.

alt

Com o tema “Formação de Professores”, a 2ª edição do Congresso teve como propósito promover a reflexão acerca dos temas que compõem a grande área da Educação Física Escolar, especificamente suas interfaces com a formação de professores, com a finalidade de contribuir com o conhecimento e com a pesquisa vislumbrando a transposição didática na Educação Básica.

alt

O professor Jorge Bento, da Universidade do Porto  Portugal ministrou tanto a palestra de abertura do evento quanto a de encerramento, debatendo o tema central do II CONGREFE.  O encontro contou com a participação de mais de 250 pessoas entre professores, congressistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio Grande do Sul.

Representando do reitor da UECE, Jackson Sampaio, o pró-reitor de Políticas Estudantis (PRAE), Emerson Mariano da Silva, ressaltou na ocasião “Este é um evento de grande importância para a universidade, devido à temática proposta  Formação de Professores  que tem relação com uma das vocações da UECE”. Em nome da PRAE e do apoio dado ao evento, mencionou que “A parceria com a Comissão Organizadora do evento nos trouxe o apoio no desenvolvimento do Projeto e na futura realização dos próximos jogos universitários da nossa UECE, previsto para o final do primeiro semestre de 2018, atualmente em fase de definições”.

alt

Segundo o coordenador geral do congresso, Heraldo Simões, a formação de professores é um tema atual nas discussões acadêmicas não somente na área de educação, como em todas as áreas do conhecimento, que possuem seus cursos em instituições de ensino superior caracterizadas, sobretudo, como universidade. A formação pedagógica reflete na atuação profissional dos alunos, futuros docentes, vislumbrando a reflexão-crítica que podem ser materializadas no e pelo currículo.

alt

O objetivo do II CONGREFE foi favorecer a reflexão sobre as possibilidades acerca da formação de professores de Educação Física para atuar na pesquisa, nos processos ensino-aprendizagem e em possibilidades de extensão da disciplina de Educação Física Escolar.

alt

O encontro contou com as presenças da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso Lima, do coordenador do curso de graduação de Educação Física, Adriano Loureiro, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Marina Dias,  de estudantes, profissionais e professores de Educação Física, que atuam na Educação Básica e/ou Ensino Superior.