Uece promove I Seminário UAB Ceará reunindo IES públicas ofertantes de EaD no estado
29 de fevereiro de 2024 - 11:15
No último dia 28 de fevereiro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu o I Seminário UAB Ceará, com o tema “Fortalecimento e Universalização da Educação Superior no Ceará”. O evento ocorreu no Auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi.
O seminário é resultado de uma ação conjunta que visa consolidar a rede de seis instituições de ensino superior públicas que atuam na oferta de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), Universidade Regional do Cariri (Urca), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Ceará (Secitece) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na agenda do evento, foram discutidas ações que visam universalizar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para todos os municípios cearenses. A professora Eloisa Vidal, coordenadora adjunta da Sate/UAB/Uece, apresentou o Projeto de Universalização da EaD no Ceará e o Sistema UAB Ceará como oportunidade de acesso superior do estado. Já a Diretora de Educação a Distância da Capes, professora Suzana Gomes, discutiu sobre a Política de EaD Pública no atual governo.
O reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, celebrou as 290 mil vagas ofertadas pelo Edital 05/2023-UAB-Capes, das quais 14.700 vagas serão executadas pelo conjunto das IES citadas anteriormente. Do total de vagas, 10.050 serão destinadas a cursos de licenciatura, 1.350 para cursos de bacharelado, e 3.300 vagas para cursos de especialização. O gestor lembrou, também, que as instituições de ensino superior gratuito têm a meta de, ainda em 2024, incorporar mais 34 municípios cearenses ao sistema UAB e, até 2025, confluir esforços para que todos os municípios cearenses possam contar com polos de apoio presencial e ofertas de cursos de graduação e especialização EaD.
Também estiveram presentes no evento o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; a Secretária da Secitece, professora Sandra Monteiro; a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), professora Izabelle Mont’Alverne Albuquerque; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor Wally Menezes e a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), professora Cláudia Carioca, além de coordenadores de cursos, professores, tutores e coordenadores de polo que atuam no sistema UAB.
Fotos: Chico Gomes/Secitece