Uece promove evento gratuito sobre ensino da literatura

27 de junho de 2023 - 15:58 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)Leitura do Mundo (GPLEER), promove o VII Colóquio do GPLEER e o II Seminário da Rede Nordeste de Ensino de Literatura, a se realizar nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2023 no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) e na Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação através do convênio com o Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada.

Para a líder do grupo de pesquisa, professor Cleudene Aragão, “nosso intuito é estreitar os laços entre a academia e a sociedade. O tema deste ano é “A presença da Literatura na escola: desafios e propostas”. O evento é centrado na leitura, literatura, mediação de leitura literária, oralidade, letramento literário e formação de professores e leitores “, comenta.

O evento busca promover o diálogo entre pesquisadores, alunos da graduação, da pós-graduação e professores sobre o papel da literatura na sociedade, em contextos escolares e não escolares, sobretudo no que se refere à inovação da educação literária no país, em âmbitos educativos e culturais.

Todas as atividades do evento são gratuitas e com emissão de certificado total de 20 horas. As atividades, em quase sua totalidade, serão presenciais. As rodas de conversa e mesas-redondas ocorrerão no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), localizado na Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza. Já as oficinas ocorrerão na Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace, na rua Barbosa de Freitas, 2709 – Dionísio Torres, Fortaleza. Algumas oficinas ocorrerão virtualmente.

Acesse aqui para realizar a inscrição.

O colóquio conta ainda com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Uece, Editora da UECE (EdUece) e Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).

Confira programação

1º Dia – 03/07/2023 (segunda-feira) => Manhã

08h30min  –  Recepção e credenciamento

09h – Abertura do evento

09h30min às 11h – Roda de conversa – Tema: A presença da Literatura na escola: desafios e propostas. Participantes: Rildo Cosson (UFPB) e Sarah Diva Ipiranga (UECE). Mediação: Cleudene Aragão (POSLA/UECE)

1º Dia – 03/07/2023 (segunda-feira) => Tarde

Local: Salas Unipace (3º andar)

14h30min às 16h30min – Oficinas simultâneas

2º Dia – 04/07/2023 (terça-feira) => Manhã

Local: Auditório Murilo Aguiar (Assembleia)

09h às 10h30min – Mesa-redonda 1: Gêneros literários no ambiente digital. Participantes: Dr. Paulo Henrique Moura Lopes (IFRN) e Renata Chaves Lopes (SEDUC/POSLA)

10h30min às 11h – Lanche

11h às 12h – Roda de conversa sobre experiências de leituras literárias na sala de aula. Participante: Bruno Paulino

2º Dia – 04/07/2023 (terça-feira) => Tarde

Local: Salas Unipace (3º andar)

14h30min às 16h30min – Oficinas simultâneas (presenciais e on-line)

18h – Visita guiada à BECE – Biblioteca Estadual do Ceará.

3º Dia – 05/07/2023 (quarta-feira) =>  Manhã

Local: Auditório Murilo Aguiar (Assembleia)

09h às 11h – Mesa-redonda 2: Práticas de leitura literária no ensino fundamental. Palestrantes: Me. Carmosina Sibelia Silva Alencar (SME/UFC) e Me. Mateus Ramalho Oliveira (SME)

3º Dia – 05/07/2023 (quarta-feira) =>  Tarde