Uece promove cerimônia de conclusão de curso para 545 Mestres e Doutores

25 de maio de 2017 - 18:01

Há 22 anos a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove solenidade de Colação de Grau de Mestres e, há 14 anos, Outorga Título de Doutores. Em 2017, a Uece realizou cerimônia para o maior número de concludentes dessa história. Foram 545 formandos que celebraram a conclusão de seus cursos em cerimônia, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), realizada no último dia 17 de maio, no Barbras Buffet.

alt

Destaque-se que a Uece já diplomara 26 mestres, por meio de cerimônia realizada no campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, quando pela primeira vez a cerimônia de Colação de Grau de Mestre foi descentralizada, em decorrência da formação de mestres nos campi da Uece situados no interior do Estado.  No caso, a festa celebrou concludentes da FECLESC e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

alt

Na Solenidade da XXII Colação de Grau de Mestre e XIV Outorga de Título de Doutor, colaram grau 461 Mestres e 84 receberam o título de Doutor. Os concludentes eram dos cursos de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada; em História e Cultura, em Sociologia; em Filosofia; em Ciências Veterinárias; em Educação; em Administração; em Serviço Social, Trabalho e Questão Social; em Geografia; em Ciências Físicas Aplicadas; em Ciência da Computação; em Recursos Naturais; em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; em Saúde Coletiva; em Nutrição e Saúde; e em Ciências Fisiológicas.

Os formandos eram também dos cursos de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos; em Planejamento e Políticas Públicas; em Computação Aplicada; em Saúde da Família; em Saúde da Criança e do Adolescente; em Ensino na Saúde; e em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal; além dos cursos de Doutorado em Linguística Aplicada; em Educação; em Geografia; em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; em Saúde Coletiva; e em Biotecnologia.

alt

A cerimônia foi presidida pelo reitor Jackson Sampaio, ao lado do vice-reitor Hidelbrando Soares, da chefe de Gabinete, Fátima Leitão, dos pró-reitores, diretores e vice-diretores de Centros e Faculdade.

Diante do significado de se tornarem Mestres e Doutores, Jackson Sampaio falou à plateia: “Nós temos que avançar e entender que a produção do conhecimento é o maior prazer da experiência humana e é este prazer que hoje está em nossas mãos. Os Mestres se tornaram aptos a serem professores universitários, – em última instância é o significado de Mestrado e os Doutores estão aptos agora a  produzirem conhecimento científico (…), aptos a calcularem as possibilidades das margens de erro e garantir que um resultado possa realmente se transformar em conhecimento compartilhado”.

alt

Para falar em nome dos docentes, a professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem, Maria Célia de Freitas, discursou: “Hoje vocês confirmam que o tempo passou rápido, o sonho que antes parecia distante foi concretizado por horas de estudos, pesquisas, discussões em grupo e descobertas que exigiram a necessidade de muito esforço. (…) É evidente que hoje não são mais os mesmos. (…) A pesquisa gera responsabilidade social e política. Portanto, cabe a cada um a responsabilidade de fazer a devolutiva dos resultados de seus estudos para a sociedade”.

alt

A representante do corpo discente, concludente do curso de Doutorado em Educação, Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, em seu texto intitulado “Discurso in verso”, declamou:

(…)

Os canudos que recebem
Não são feitos de papel
São tecidos de esperança
E de esforço a granel!

As pesquisas que publicam
Além de conhecimento
Trazem alma e suor
Amor e encantamento

E é por isso que aviso
Nossa missão nessa terra
É social meu amigo
Pesquisador no Brasil
É privilégio
Eu lhe digo

(…)

O caminho não foi fácil, mas a ocasião e a alegria dos concludentes expressavam os sentimentos. “É um momento marcante”, disse a nova Mestre em Administração e Analista de Projetos do Departamento de Informática da Uece, Rafaela Gomes da Silva, que, aos 28 anos de idade, conciliou trabalho e muito estudo, chegando antes e saindo muitas vezes depois do horário que deveria cumprir no departamento.  “Foi uma ocasião especial também por eu trabalhar na Uece. Desde o início tive muito apoio no meu setor. Claro que houve um grande impacto na minha vida. (…), mas todo o esforço valeu a pena!”.

alt

Toda a cerimônia foi acompanhada pelo Ceará Brass Quinteto, que faz parte da Orquestra Sinfônica da Uece (OSUECE). O grupo artístico presenteou a plateia com números como Bossa Nova (maestro Duda) e Brejeiro (Ernesto Nazareth).

alt

Em 24 anos, foram formados mais de 4.000 mestres e mais de 400 doutores pela Uece. Atualmente são oferecidos 43 cursos Stricto Sensu para 1.785 estudantes, distribuídos na capital e no interior, demonstrando, assim, o compromisso da Uece com a interiorização da pós-graduação.

alt

Leia os discursos docente e discente na íntegra.

Veja mais fotografias no Facebook da Uece.