Uece presente no XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

6 de julho de 2017 - 15:16

Realizado no período de 2 a 6 de julho, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) contou com a participação do coordenador do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Estadual do Ceará (Uece), Paulo Henrique Mendes Maia, para compor a Comissão de Avaliação do 18º Curso de Qualidade (CQ).

“Isso mostra o reconhecimento da qualidade do curso de Licenciatura em Computação da UAB/Uece e de coordenação pelo Inep, uma vez que são convidados para compor a Comissão de Avaliação de área apenas cursos bem avaliados no Enade e cujo coordenador tenha um bom perfil acadêmico”, explica Paulo Henrique Maia.

O CQ, realizado no dia 2 de julho, é organizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade principal propiciar a discussão com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de Computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e o processo de ensino e aprendizagem.

Nessa edição do CQ foi realizado um painel sobre o Enade 2017, que contou com representantes de diferentes comissões que terão seus cursos avaliados esse ano, como Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de uma representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No evento, o docente da Uece fez um levantamento dos principais resultados no Enade 2014, como número de inscrições, perfil dos alunos por sexo e faixa etária e notas atribuídas por instituição e por região. Apresentou as diretrizes para o Enade 2017 voltadas à Licenciatura em Computação, mostrando o perfil esperado do egresso, suas competências e os objetos de conhecimento que serão cobrados na prova.

Durante o CQ 2017 foram abordados assuntos atuais por meio de palestras, curso e painel, destacando os temas: Inovação no Ensino Superior, Projetos Pedagógicos, Avaliação de Cursos no Ensino Superior / Enade e o currículo da ACM/IEEE, apresentados por convidados especialistas de expressão envolvidos com os temas.