Uece presente no Seminário que reverencia a obra do geógrafo Milton Santos

18 de junho de 2021 - 14:05

“Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios – por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos”. Esse é o tema do Seminário online que acontecerá no período de 22 até 24 de junho, pelo canal da FFLCH/USP no YouTube, por ocasião dos 20 anos do falecimento do geógrafo baiano, Milton Santos.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é parceira do evento por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo). A professora do ProPGeo/Uece, Denise Elias, membro da comissão organizadora, participará de mesa redonda sobre “Globalização perversa, urbanização corporativa e pobreza estrutural na cidade e no campo”.

Na programação, mesas redondas, rodas de conversa e a apresentação da biblioteca e do acervo de Milton Santos, que estão sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

O evento tem como objetivo discutir a atual conjuntura sob a inspiração da proposta teórica do mais importante geógrafo brasileiro e identificar os processos e disputas contemporâneas pelos usos dos territórios.

Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001, mas sua obra segue sendo debatida e atualizada. O vigor de seu pensamento crítico pode ser apreciado nas tramas de método que sustentam inúmeras pesquisas, tanto na descoberta de questões-problema, quanto na identificação e delimitação de variáveis significativas e caminhos metodológicos para interpretá-las.

Visite o site do evento: https://www.miltonsantos20anos.com.br/

Veja abaixo a programação:

No cartaz, a imagem de Milton Santos, escrito miltonsantos20anos.com.br, transmissão pelo canal do YouTube da FFLCH-USP. Abaixo, o nome do evento: seminário Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios, e o tema Por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos. E a data 22 a 24 de junho de 2021. Mais abaixo a programação completa. Dia 22 de junho: 13 horas, mesa de Abertura. 14 horas, Centralidade da periferia e formação socioespacial: nação ativa e nação passiva; 17 horas, roda de conversa com Allan da Rosa, Literatura, imaginários e densidade comunicacional no cotidiano das cidades; 19 horas, globalização perversa, urbanização corporativa e pobreza estrutural na cidade e no campo. Dia 23 de junho: 13 horas, Milton Santos no IEB; 14 horas, violência da informação e instabilidade dos territórios: redes técnicas e políticas; 17 horas, roda de conversa com Hilton Cobra, o elogio do horizontal, da criatividade, da espontaneidade na vida dos lugares; 19 horas, direito ao território: políticas públicas entre a desconstrução e a resistência em tempos de pandemia. Dia 24 de junho: 13 horas, Milton Santos no IEB; 14 horas, o chão contra o cifrão: o território como limite à ação cega das finanças; 17 horas, roda de conversa com Andre, Billy, Jonathan e Vanir, Vivendo o período popular da história: música, razão e emoção; 19 horas, Cidadanias mutiladas e território usado: a força do lugar no período popular da história; e 21h30, encerramento.