Uece presente no Seminário Prefeitos Ceará 2015

11 de junho de 2015 - 16:32 #

Seminário reuniu prefeitos e gestores cearenses para troca de experiências

O governador Camilo Santana abriu na manhã da última segunda-feira, 08 de junho, o Seminário “Prefeitos Ceará 2015 – Cenário de Desafios e Oportunidades”, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, reunindo prefeitos e gestores municipais de todo o Estado. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e de conhecimentos, além de disseminar bons exemplos de gestão.

alt

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio participou da mesa de trabalhos da solenidade de abertura do evento, como também, ministrou palestra no segundo dia do seminário (09), sobre o tema “A Universidade e a Interiorização do Conhecimento”, dentro da programação do Painel III que debateu o Programa do Governo Federal Pátria Educadora – com apresentação do panorama atual do Ministério da Educação para os municípios brasileiros.

alt

O reitor destacou em sua palestra, a necessidade de ampliar o acesso à universidade por meio do aumento da oferta de vagas, “de cada quatro jovens entre 18 a 24 anos, no Brasil, apenas um deles está na universidade. A graduação no Brasil precisa ser ampliada, o que exige interiorização da oferta e utilização das novas tecnologias. Precisamos, também, ampliar a oferta dos mestrados e doutorados, até para podermos capacitar os professores universitários que são necessários”. Jackson Sampaio enfatizou que um dos principais problemas do gestor público brasileiro, hoje, é o desafio de estabelecer prioridades quando temos um acumulado histórico de carências e quase tudo é prioridade.

alt

Durante o seminário ocorreram palestras e debates sobre temas atuais de interesse dos municípios, como mobilidade urbana, fortalecimento das cidades, gestão e equilíbrio fiscal, esgotamento sanitário, controle interno e transparência, educação e interiorização do conhecimento.

O Seminário foi promovido pelo jornal Diário do Nordeste, com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) e da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), com a realização operacional da Prática Eventos, sob o comando de Enid Câmara e Glória Ribeiro.