Uece presente no I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família

2 de junho de 2023 - 15:35

Como instituição integrante da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) marca presença, como participante e como uma das organizadoras, no I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família: compartilhando saberes e experiências na pós-graduação, que acontece nos dias 2 e 3 de junho, da sede da Fiocruz-Ceará.

O evento de abertura contou com a presença do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues. Na Uece, o Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPGSF) é coordenado pela professora Ana Patrícia Pereira Morais, que tem como vice, o professor José Maria Ximenes Guimarães.

O Encontro deu início às atividades de comemoração dos 15 anos da Fiocruz-CE e acontece também como uma oportunidade de fortalecer a Rede, debatendo temas relevantes para a Saúde Coletiva e Saúde da Família em distintos momentos, além de ser, ainda, espaço para apresentação dos trabalhos científicos, frutos das dissertações dos alunos da 4ª turma do Mestrado.

O evento foi aberto com a Conferência “Desafios para a reconstrução da Atenção Primária à Saúde (APS) e do SUS no Brasil após um governo de extrema direita”. No turno da tarde do primeiro dia, acontece mesa redonda, com participação de membros do Ministério da Saúde e outras instituições, discutindo a formação profissional na APS.

No dia 3 de junho, haverá celebração das nucleadoras que fazem parte do PPGSF, além de Colação de Grau simbólica dos mestrandos da turma 4 do PPGSF/RENASF, com entrega simbólica de diploma de mestrado profissional; celebração do marco de 50% do Doutorado Profissional em Saúde da Família, entre outros momentos culturais e festivos.